Cerca de 50 artesãos de Piracicaba participaram da Feira Mega Artesanal, em São Paulo (SP), para conhecer as novas tendências do setor, além de matérias-primas e equipamentos para aprimoramento do trabalho. As viagens foram organizadas pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), com transporte gratuito para os artesãos.

A Mega Artesanal é realizada há mais de 15 anos e é considerada a feira mais importante do setor. Este ano, ela aconteceu entre os dias 27 e 31 de julho. O objetivo foi oferecer oportunidades para quem trabalha com artesanato e artes manuais em Piracicaba de ter acesso aos cursos, demonstrações, lançamentos, produtos, matéria-prima e projetos no setor.

Grupo de artesãos de Piracicaba visitou a Feira Mega Artesanal em SP

A Prefeitura levou dois grupos de artesãos para visitar a feira, a maioria deles vinculada a projetos de artesanato do município, como a Casa do Artesão e a Feira da Rua do Porto. As visitas foram feitas nos dias 27 e 30 de julho. Maria Izabel Casarini, da Casa do Artesão, contou que todo artesão espera com muita ansiedade para ir na feira, que é sempre uma experiência única e de grande aprendizado.

“Para mim, como artesã, orientadora e também consumidora de bons artesanatos, foi gratificante conhecer os melhores produtos, adquirir novas ideias e conhecer as tendências do mundo artesanal. É um espaço de aprendizado, de conhecimento muito forte”, comentou.

Artesãos na saída para a Feira Mega Artesanal em SP

José Eduardo Pérez e Cleison Fernando Pagotto Pinto, da Casa do Artesão e da Feira da Rua do Porto, respectivamente, elogiaram a oportunidade de conhecer materiais diferentes para produzir artesanato. “Nos abre um leque de novidades onde a criatividade é muito grande, e nos inspira a novos trabalhos e novas oportunidades”, completou José Eduardo.

“Foi a minha primeira vez na Mega Artesanal e minha experiência foi muito boa. Consegui novos fornecedores e conheci muitos artesanatos diferenciados, gostei muito. Já ansiosa para o de 2025”, declarou Luciane Andreia Gonçalves, que expõe chinelos decorados na Casa do Artesão.