Para celebrar os 257 anos de Piracicaba neste 1º de agosto, a Prefeitura de Piracicaba realizou uma solenidade com apresentações musicais, infantil e de lembrança da história da cidade. O ato aconteceu na rampa de acesso do Centro Cívico e contou com a presença do público e de autoridades do município.
A celebração teve início com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e de Piracicaba, para canto do Hino Nacional. Depois, subiram ao palco o prefeito Luciano Almeida; o Juiz de Direito e diretor do Fórum, Marcos Douglas Veloso; a comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Silvia Mantoani; o vereador Gustavo Pompeo, representando a Câmara Municipal; e a deputada estadual Professora Bebel.
“É uma grata satisfação para a PM poder participar desse momento, sabendo que contribuímos para a história dessa cidade, considerando que tivemos grandes avanços na segurança nos últimos 10 anos, tornando nossa cidade mais segura e com mais qualidade de vida”, destacou a tenente-coronel.
“Quero parabenizar a cidade pelos seus 257 anos, dos quais 20 eu participo. Fico feliz que a cidade continua crescendo, com suas belezas e com esse povo maravilhoso, porque Piracicaba é de todos aqueles que nasceram ou aqueles que, como eu, são piracicabanos de coração. A melhor cidade que já morei, em todos os sentidos, é aqui”, declarou o diretor do Fórum.
Após as declarações das autoridades, alunos do Jardim 2 (integral) da Escola Municipal Alceu Marozzi Righetto, acompanhados das professoras Larissa Barbosa da Silva, Angélica Dias dos Santos e Noeli da Silva Siqueira, do intérprete de libras Gláucio José de Camargo Júnior e da diretora Priscilla Rodrigues do Valle Degaspari, fizeram uma apresentação musical em Libras da música Normal é Ser Diferente.
Os pequenos Dominic Miguel e Paola de Faria, que participaram da apresentação, falaram sobre o que mais gostam na cidade. “Eu adoro Piracicaba”, disse Paola. “Também gosto muito daqui, principalmente do Zoológico”, acrescentou Dominic.
Ainda como parte do evento, a banda da Guarda Civil Municipal de Piracicaba fez uma apresentação musical, seguida da historiadora e professora Marilda Soares, que contou a história de fundação da cidade, e o ato ecumênico ocorreu com a presença de mãe Luana Cândida, representando as religiões de matriz africana, e do padre Claudemir da Silva, vigário-geral da Diocese de Piracicaba, representando a Igreja Católica e seu bispo.
“Cumprimento a todas as pessoas que vivem em Piracicaba e que têm a oportunidade de desfrutar da sua beleza e de seus patrimônios natural, histórico, cultural, arquitetônico e, sobretudo, humano e econômico”, disse a historiadora.
E para finalizar o ato cívico, a cantora Aninha Barros fez uma apresentação do Hino de Piracicaba e da música Rio de Lágrimas.
Participaram também da solenidade secretários municipais, vereadores e demais autoridades do município.
MAIS FESTAS – As comemorações dos 257 anos de Piracicaba seguirão durante todo o mês de agosto. A Prefeitura, por meio da Semac, preparou uma extensa e diversificada agenda, com eventos que vão de exibição de filme, shows e peças teatrais, até a inauguração do 69ª Salão de Belas Artes e a abertura do 51º Salão Internacional de Humor de Piracicaba.
A programação completa pode ser acessada no link https://bit.ly/piracicaba-257-anos.