Representantes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) estiveram na última quarta-feira, 24/07, em Santa Cruz da Conceição (SP) para conhecer a estrutura do município nas fiscalizações feitas na Represa Municipal Doutor Euclides Morelli. O objetivo foi trocar informações técnicas com a Guarda Civil daquele município para auxiliar na implementação do Grupamento de Patrulhamento Aquático da GCM de Piracicaba.

A visita técnica foi feita pelo comandante da GCM, Sidney Miguel da Silva Nunes, acompanhado da subcomandante Mirian Iara Fernandes Cesarino Naldo e do inspetor Adalto José de Oliveira. Foi possível conhecer a embarcação, estrutura e funcionamento das atividades aquáticas realizadas pela Guarda Civil de Santa Cruz da Conceição, que realizam este tipo de fiscalização há dois anos no município.

GCM de Piracicaba durante visita a GC de Santa Cruz da Conceição

Na semana anterior, na última quinta-feira, 18/07, a GCM de Piracicaba esteve na Capitania Fluvial do Tietê-Paraná, sede da Marinha do Brasil em Barra Bonita (SP), onde foi recepcionada pelo capitão Renato Luís Kodel. Na visita, ficou estabelecido um acordo de cooperação técnica entre o município, por meio da GCM de Piracicaba, e o governo federal, pela Marinha do Brasil, para preparação do grupamento que fiscalizará os mananciais de Piracicaba.

O novo grupamento aquático da Guarda Civil de Piracicaba foi criado por meio do decreto nº 20.071 de 18 de julho de 2024, e a previsão é de que as fiscalizações já comecem na segunda quinzena de agosto. A Marinha treinará 14 guardas-civis que formarão quatro equipes com atuação 24 horas por dia no monitoramento dos rios e afluentes da cidade. A equipe usará um fardamento específico, camuflado, com opção de calça para o inverno e bermuda para o verão.

DECRETO – A Prefeitura criou o Grupamento de Patrulhamento Aquático da Guarda Civil Metropolitana (GCM) com o objetivo de fiscalizar e exercer vigilância em toda a extensão dos rios Piracicaba e Corumbataí, além de demais afluentes dos mananciais. O decreto que regulamenta a fiscalização entrou em vigor na última sexta-feira, 19/07, com a publicação no Diário Oficial do município.

GCM de Piracicaba durante visita a Marinha do Brasil

Entre as funções do grupamento, está a fiscalização para preservar a fauna e flora da região, defender os rios e mananciais que abastecem a cidade, monitorando e autuando casos de degradação do meio ambiente, incidência de agentes poluidores nos mananciais, pesca predatória e outros atos ilegais.

O grupamento também dará apoio operacional às ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), especialmente nas áreas de proteção permanente e de mananciais, além de proteger e atuar conjuntamente nas ações coordenadas pelo Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil de Piracicaba (Simdec), e outros órgãos de proteção do meio ambiente nas esferas estadual e federal.