Programa gratuito ofereceu diversão e lazer às crianças e adolescentes em três ginásios da cidade
Em sua terceira edição, o Vem Brincar atingiu o objetivo mais uma vez oferecendo atividades de lazer e diversão às crianças e adolescentes dos sete aos 12 anos em três ginásios do município: o ginásio municipal e os ginásios da Vila Sônia e da Paulicéia. Criado pela Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), o Vem Brincar tem a proposta de garantir a diversão e o lazer nos períodos das férias escolares para crianças e adolescentes com idade entre 7 a 12 anos.
No período de 16 a 18/7, as crianças tiveram a chance de conhecer as antigas brincadeiras de rua, interagir com os jogos colaborativos e ainda passar o tempo na companhia de novos amigos, em atividades monitoradas pelos professores de Educação Física da Selam.
Para professora da Selam, Pamela Roberta Gomes Gonelli, a terceira edição do Vem Brincar foi um sucesso. “Foram momentos de diversão e de muito movimento, o que é fundamental para o desenvolvimento físico e cognitivo infantil, já que é por meio dele que as habilidades motoras tão essenciais são desenvolvidas”.
Na opinião dos familiares que acompanharam de perto o desenvolvimento do Vem Brincar, a iniciativa deve ser repetida em outros períodos além das férias escolares. Amanda Galhardo, de 46 anos, que é a mamãe de Lorena e de Lavínia, que estiveram aproveitando as brincadeiras no ginásio da Paulicéia, disse que “o projeto permite o convívio com outras crianças num ambiente seguro e agradável”.
No ginásio da Vila Sônia quem acompanhou o filho Lucas Natan, de nove anos, foi a mãe Raquel Fernanda da Silva Oliveira, de 41 anos. “Nem imaginava que o Vem Brincar era tão divertido. Ele acontece em ambiente seguro e conta com professores que oferecem atividades lúdicas. Meu filho está adorando”, afirmou.
No ginásio municipal Waldemar Blatkauskas, Karina Semençato, de 41 anos, disse que teve conhecimento sobre o Vem Brincar pelos amigos do filho Gael, de 9 anos, que é aluno das aulas de futebol do PDB (Programa Desporto de Base). “Essa é a primeira vez que o Gael participa e vejo que ele oferece uma boa oportunidade para que as crianças saiam de casa para uma atividade diferenciada”, disse.