A imunização contra a dengue em crianças e adolescentes, com idade entre 10 e 14 anos, está abaixo do esperado em Piracicaba. Iniciada em 19/06, em todas as unidades de saúde da cidade, dos 24.897 jovens aptos para receber a vacina na cidade, somente 1.321 receberam a primeira dose até ontem, 14/07. A Secretaria de Saúde está preocupada com a baixa procura, uma vez que no último sábado, 13/07, aconteceu dia especial de imunização em três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – Piracicamirim, Vila Rezende e Vila Sônia – para ampliar a cobertura vacinal e somente 61 doses foram aplicadas.
A SMS reforça que para receber o imunizante é necessário que as pessoas incluídas no público-alvo apresente documento de identificação com foto, Cartão Pira Cidadão ou Cartão Nacional do SUS. A vacinação segue em todas as unidades de saúde da cidade, de segunda a sexta-feira, nas UBSs das 8h às 15h (exceto UBS Paulista – antigo Crab) e USFs (Unidades de Saúde da Família), das 8h às 16h.
Em junho, a Departamento de Imunização da SMS recebeu 6.224 doses da vacina do Governo do Estado de São Paulo para este primeiro ciclo de imunização – que é composto por duas doses, uma agora e outra com intervalo de três meses conforme preconiza o Ministério da Saúde – e, desde então, a pedido da própria comunidade que reivindicou a vacina para a cidade, tem fomentado a importância da vacinação junto a população usuária do SUS (Sistema Único de Saúde) de Piracicaba em suas ações de rotina e por meio das visitas do ACSs (Agentes Comunitários de Saúde) casa a casa e, mesmo assim, a adesão está abaixo do ideal.
DADOS – De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE), de 01/01 a 12/07 de 2024 foram registradas 56.626 notificações para a dengue com 27.787 casos positivos e 11 óbitos. No mesmo período de 2023, foram 12.184 notificações, 2.871 casos confirmados e três óbitos. Em 2022, foram 5.982 notificações, 1.394 confirmações, e um óbito.
Para denunciar imóveis abandonados ou locais que tenham possíveis criadouros da dengue bastar registrar solicitação no SIP 156 e outras orientações no PMCA pelo telefone (19) 3427-3351.
PREVENÇÃO – Alguns dos cuidados mais importantes para a prevenção da dengue são:
– Utilizar repelente, principalmente em lugares fechados.
– Eliminar focos de água parada;
– Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia até a borda;
– Guardar garrafas com a boca virada para baixo;
– Limpar sempre as calhas dos canos;
– Não jogar lixo em terrenos baldios;
– Colocar o lixo sempre em sacos fechados;
– Manter baldes e caixa d’água devidamente tampados e piscinas com colocação de cloro;
– Não deixar acumular água em pneus;
– Furar latas de alumínio antes de serem descartadas para não acumular água;
– Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana;
– Em caso de suspeita da doença, entrar em contato imediatamente com a unidade de saúde mais próxima da residência e jamais utilizar medicação por conta própria.