A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai construir um Centro Saúde Escola (CSE) no bairro Chapadão com investimento estimado em R$ 14 milhões. O anúncio foi realizado pelo secretário de Saúde, Marcelo Pinto de Carvalho, na manhã de ontem, 04/07, durante a inauguração da Unidade de Saúde da Família (USF) Tatuapé 2, ao lado do prefeito Luciano Almeida. A unidade já está com projeto-executivo aprovado e será realizado por meio de parceria com a Universidade Anhembi-Morumbi (UAM), via Coapes (Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Serviço).
É importante ressaltar que a unidade será administrada pela SMS, tendo suporte das universidades parceiras, sendo uma unidade ambulatorial eletiva para atendimento em especialidades e em procedimentos de pequenas cirurgias que não exigem internação como, por exemplo, dermatologia, cardiologia e ortopedia.
De acordo com o prefeito Luciano Almeida, o projeto vem sendo estudado desde o início de 2021 e atende a um pedido das coordenações de saúde nas áreas da Atenção Básica e Secundária. “Há muito tempo vem sendo cobrada a ampliação dos atendimentos em diversas especialidades pelos servidores e também pela população. Esta unidade vai atender a população de toda a cidade, porém, o foco estará nos pacientes da região Centro-Sul nos mesmos moldes como já funciona a Policlínica de Santa Teresinha que hoje atende pacientes da região Centro-Norte. Por meio do Coapes, esta será mais uma unidade-escola em parceria com a Universidade Anhembi-Morumbi que vai colocar preceptores, médicos, residentes e estagiários em diversas áreas da saúde para atender a população”, afirmou.
Conforme explica o secretário de Saúde, Marcelo Pinto de Carvalho, a obra será executada em terreno próprio da Prefeitura, localizado no bairro Chapadão, no quadrante entre a avenida Pompéia e ruas dos Gaviões, das Emas e dos Pavões. “A localização é excelente. Fica próximo à Faculdade de Medicina, próximo à rodovia do Açúcar e recebe diversas linhas do transporte público. O prédio terá andar térreo, dois pavimentos superiores, será adaptado com elevadores e rampas acessíveis”, afirmou.
De acordo com o projeto-executivo aprovado, a unidade terá sala de espera (inicialmente para 25 pacientes), três balcões de atendimento técnicos-administrativos, setor de arquivo, consultórios clínicos (inicialmente 12), três consultórios ginecológicos com banheiros, além de salas de procedimentos, coleta de exames (para até 10 pacientes), curativo, ECG (eletrocardiograma), escritório de gerência e RT, de reuniões e treinamento para Graduação e Residência Médica, de expurgo, de esterilização, de estoque de materiais e de materiais de limpeza, além de vestiários, banheiros para servidores e usuários com acessibilidade, copa, cozinha, mini refeitório, sala de pós consulta, e sala grande para dispensário de medicações (farmácia).
COAPES – O Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Serviço entre Prefeitura de Piracicaba e a UAM determina que a Prefeitura ofereça seus serviços como cenário de prática e a Universidade, como contrapartida, oferece parte de seu faturamento bruto sob a forma de ações em prol da saúde local como ampliação, construção, reforma de unidade básica de saúde, compra de equipamentos, educação permanente, entre outros. “Apresentamos o projeto, disponibilizamos o terreno e UAM vai fazer a obra e colocar seus médicos e estudantes para atuarem aqui”, concluiu Carvalho.