Com o objetivo de incentivar a produção teatral piracicabana e promover as artes cênicas, o Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba) chega à 18ª edição, de 27/11 até 05/12. O espetáculo de estreia do evento no dia 27/11, às 20h, no Teatro Municipal Erotides de Campos, o Teatro Engenho, é Desaparecidas, da Cia. Efêmera de Piracicaba. A entrada é gratuita e é preciso retirar ingresso na bilheteria do local uma hora antes do início da apresentação.
O Fentepira é uma política pública do Município de Piracicaba, prevista pelas leis 6.072/2007 e 7.491/2014, realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), organizado pela W Cultural e apoio do Sesc, Senac, Senai, Apite Teatro e Coletivo Liberdade Liberdade.
18º EDIÇÃO – Dentre os 62 espetáculos inscritos, dez foram selecionados para a Mostra Oficial do Festival, com espetáculos de companhias de Piracicaba, Ribeirão Preto (SP), São José dos Campos (SP), Mogi das Cruzes (SP), São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE). Todos os espetáculos têm entrada gratuita e os ingressos podem ser retirados sempre 1h antes do início de cada sessão na bilheteria do local da apresentação.
No dia 30/11, às 20h, o espetáculo Vai-O-Vento, da Amálgama Roda das Artes, acontece na sala 2 do Teatro Municipal Dr. Losso Netto (Avenida Independência, 277).
No dia 1/12, às 20h, a apresentação será da montagem Seja como flor: por que deixamos o mundo nas mãos dos maus?, do grupo Andaime Teatro, de Piracicaba, na sala 2 do Teatro Municipal Dr. Losso Netto. A classificação etária de 16 anos.
No dia 02/12 serão duas apresentações. A primeira será às 10h, na Casa do Povoador (Avenida Beira Rio, s/nº. A companhia cearense Laguz Circo e Teatro Itinerante, apresenta Suspiros e Burbujas. O segundo espetáculo acontece às 16h, no barracão 9 do Engenho Central (Avenida Dr. Maurice Allain, 454). A trupe Clara Trupe de Ovos y Assovios, de Mogi das Cruzes, apresenta Nuviô ou Quero Cê Balão. Ambas têm classificação etária livre.
No dia 3 também serão dois espetáculos, ambos de São José dos Campos/SP. A Caravana dos Pássaros Errantes, do Grupo Nômade, será encenada na Casa do Povoador, às 15h, com classificação etária de 10 anos. Leões, Vodka e um Sapato 23, da Cia. de 2., será encenada às 20h na sala 2 do Teatro Municipal Dr. Losso Netto. A classificação etária de 14 anos.
No dia 04/12 também serão duas apresentações: Mundo Sonha Mundo, do grupo Teatro de Sobras, de Ribeirão Preto, acontece às 10h, no auditório da Biblioteca Municipal (Rua Saldanha Marinho, 333), com classificação etária livre. Às 20h , acontece a encenação de Os Três Sobreviventes de Hiroshima, da Nagai Produções Artísticas e Culturais, de São Paulo/SP, no Sest/Senat (Rua Rossini Pinto, 200 – Jardim Panorama). A classificação etária de 10 anos.
No dia 05, às 20h, acontece o encerramento com o espetáculo O Arquipélago, da Súbita Companhia de
Teatro, de Curitiba/PR. Com classificação etária de 14 anos, a peça será encenada na sala 2 do Teatro Municipal Dr. Losso Netto.
Início: segunda-feira 27 novembro, 2023 às 20:00
Fim: terça-feira 05 dezembro, 2023 às 20:00
Local: Vários lugares SP BR