A delegação piracicabana trouxe seis medalhas de ouro, quatro de prata e quatro de bronze
A delegação piracicabana conquistou 14 medalhas durante os 85º Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni, disputados no período de 2 a 14 de outubro, em São José do Rio Preto. Foram seis medalhas de ouro, quatro de prata e quatro de bronze, o que resultou na conquista da 22ª colocação na classificação geral no quadro de medalhas entre os 109 municípios que pontuaram em todas as modalidades disputadas.
O maior evento do esporte amador da América Latina reuniu as principais equipes e atletas num total de 192 municípios participantes. Em 12 dias de competições foram disputados 1.070 jogos que envolveram 7.003 atletas, 1.095 equipes e 1.315 dirigentes.
A delegação piracicabana, por meio da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), participou com 100 atletas e comissões técnicas que disputaram medalhas em 15 modalidades: atletismo feminino, basquetebol masculino 21, boxe masculino, damas masculino 21, futebol feminino, futsal feminino 21, handebol feminino 21, judô feminino, caratê feminino e caratê masculino, kickboxing masculino, supino raw misto, tênis masculino 21, tênis de mesa masculino 21 e vôlei de praia feminino. A delegação também contou com o trabalho de 20 colaboradores da Selam entre pessoal administrativo, motoristas, segurança, limpeza e alimentação.
As medalhas de ouro foram conquistadas por Marcos Paulo de Almeida Silva Alves, no (Low Kicks 75 kg), no kickboxing; o caratê garantiu três medalhas de ouro com Hernani Veríssimo nas categorias absoluto, – 75 kg e kumite adulto de 67 a 75 kg; e o supino raw mais duas de ouro com Débora Cristina da Silva (open feminino) e Carlos Jonathan Alves da Silva (open masculino).
As medalhas de prata vieram com o tênis de mesa masculino 21, com o mesatenista Felipe Okano, de 14 anos, e o supino raw com os atletas Cristiano Alves de Souza (open masculino), Ricardo Kavafara (master masculino) e Louis Alfred Leite Palmer (master masculino), com uma medalha de cada.
As medalhas de bronze foram conquistadas por Hugo Patric Gonçalves Marques (Low Kicks 81 kg), no kickboxing, e por Paula Nycolle Calheiros Freire (-50kg) e Greyciane Porfírio (-61kg), no caratê, além de Luiz Diego de Almeida Bento (open masculino), no supino raw.
De acordo com a secretária de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, Maria Angélica Gonçalves da Silva, a Branca, o objetivo da Selam nos próximos dias será reunir todos com os responsáveis pelos Jogos para avaliar os trabalhos e planejar as competições de 2024.
“Agradeço o comprometimento de todos os funcionários, das comissões técnicas e dos atletas que estiveram representando nossa cidade durante os Jogos Abertos. Desejo maior engajamento dos nossos representantes que venceram os chamamentos públicos para as próximas competições”, ressalta a secretária Branca.
Para o chefe da delegação de Piracicaba, Clévis Spada, todas as modalidades que representaram o município fizeram o seu máximo para se adequar e garantir bons resultados tanto nos Jogos Regionais como agora, nos Jogos Abertos, em São José do Rio Preto. “Todos estão de parabéns, porque apesar das dificuldades encontradas diante de grandes adversários em nenhum momento faltou dedicação de nossos atletas e de suas comissões técnicas para corresponder com excelência o que lhes foi exigido durante as competições deste ano”, ressalta Spada.
OUTROS RESULTADOS – Pelo torneio de damas, a equipe piracicabana do técnico Marquinhos ficou na quinta colocação na classificação geral entre as 13 cidades que disputaram o torneio masculino 21 da modalidade.
A equipe de handebol feminino 21, comandada pelo técnico José Batista, conquistou bons resultados diante de Franca e Andradina e chegou entre as quatro melhores do estado de São Paulo.
Nas competições do judô feminino meio leve, a atleta Isadora dos Anjos Oliveira, comandada pela técnica Layane Falqui, conquistou a sexta colocação na classificação geral.
O boxe piracicabano chegou às quartas de finais com o lutador Weslley Ferreira da Silva (elite cat 71 kg), enquanto que Lúcio Thiago Alves Galdino Júnior (elite cat 67 kg), chegou às oitavas.
O futsal feminino 21 de Piracicaba garantiu a segunda colocação na fase de grupos e a classificação às quartas de final do torneio.