O secretário municipal da Indústria e Comércio (Semic), Luciano Almeida, recebeu hoje (18), no gabinete do prefeito Barjas Negri, uma delegação composta por oito executivos de uma empresa do governo da Índia, a BPCL – Bharat Petroleum Corporations Ltd., além de dois executivos de duas empresas parceiras da BPCL na Índia, a IOCL, Indian Oil Corporation Ltd e a Hindustan Petroleum Corporation Ltda. Os executivos da empresa indiana, maior do setor no país, vieram ao Brasil para formalizar o interesse em investir na produção do etanol.

Representantes da BPCL já estiveram em Piracicaba outras vezes em contato com o secretário de Indústria e Comércio, quando visitaram centros de pesquisa e tecnologia, empresas dos setores agrícola e metal-mecânico e usinas.

Segundo a BPCL, a estimativa é de investir só na fase inicial cerca de 200 milhões de dólares no setor. Para isso, a companhia busca parcerias com empresas brasileiras para adquirir as tecnologias necessárias e produzir, também, o álcool a partir da cana-de-açúcar e tem o município de Piracicaba como principal cidade em potencial para negócios no setor sucroalcooleiro.

Segundo informou Luciano Almeida, o grupo visitará algumas empresas em Piracicaba com o objetivo de fazer algumas pesquisas para futuramente comprar os equipamentos necessários à montagem da usina. Almeida disse que a empresa indiana construirá uma usina no Brasil e adquirirá outra. Todo o etanol produzido no país será exportado para a Índia.