A Prefeitura por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento entregará oficialmente nesta quinta-feira (19), às 16 horas, o Varejão Municipal da “Balbo”. Este é o sexto varejão entregue por esta administração e resolve uma demanda antiga, pois atualmente aquela região não é atendida por nenhum equipamento municipal de abastecimento.

O novo equipamento localizado na Rua Dezesseis, perto da Igreja Católica, beneficiará em torno de 7.500 pessoas, residentes na Balbo, Boa Esperança e adjacências e funcionará todas às quintas-feiras, das 16 às 20 horas. Dez permissionários com barracas próprias, atuarão naquele espaço, comercializando produtos hortifrutigranjeiros, além de bancas de pastel.

Segundo Zezinho Pereira, Diretor de Departamento da Sema, o maior benefício com o varejão é em relação aos preços e a qualidade dos produtos comercializados, que serão controlados por fiscais da Sema. “Os preços praticados no equipamento da Balbo serão os mesmos adotados nos demais varejões da cidade e permitirá maior movimentação dos usuários, assim como a qualidade dos produtos, que vêm diretamente dos produtores”.

Os varejões de Piracicaba foram criados em agosto de 1982, visando melhorar o abastecimento alimentar em Piracicaba, uma vez que o Mercado Municipal e as Feiras Livres já não supriam as necessidades do Município e o fornecimento de produtos hortifrutigranjeiros não eram priorizados por estabelecimentos da iniciativa privada.

Cabe ainda aos varejões um melhor escoamento da produção de alimentos em Piracicaba, colocando-a nos mais de 16 pontos de vendas distribuídos no Município o pequeno produtor rural em contato com o consumidor final que é a dona de casa.

Os varejões contam hoje com 130 permissionários, dentre os quais 45% são pequenos produtores, que comercializam toda sua produção, os 55% que completam o Sistema, são atacadistas que atuam no CEASA ou no comércio da cidade, e vendem produtos de outras regiões.