O Laboratório Municipal de Piracicaba registrou aumento no número de atendimentos em março em relação à média registrada nos meses anteriores. O principal fato que contribuiu para esse aumento foram os casos de dengue ocorridos na cidade. A demanda no atendimento foi 20% maior.

Segundo informou Suzane Rocco Gomes Lima, diretora do órgão, o número de pessoas atendidas subiu de 800 para 963 por dia, sendo que 100 delas são encaminhadas pelos pronto-socorros municipais. A entrega dos exames especiais, que demoravam até três meses para ser feita, caiu para 15 dias. Os exames dos pronto-socorros estão disponibilizados em duas horas.

Durante o ano passado foram realizados 550 mil exames, cerca de 283 por dia. Em março deste ano foram feitos 10,4 mil hemogramas, sendo 2.127 mil sorologias de suspeitos de contraírem dengue. O Laboratório funciona 24 horas e o processamento de exames conta com 48 funcionários.

O prédio passou por reforma com o objetivo de melhorar o fluxo no atendimento e as condições de trabalho de profissionais. O próximo objetivo é repassar os resultados dos exames encaminhados pelos pronto-socorros via internet.