Com o objetivo de vacinar mais de 70% da população acima de 60 anos contra a gripe, a secretaria municipal de Saúde lançou na tarde de hoje (16) a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe em Idosos, que será de 23 de abril a 04 de maio, na área urbana e no dia 21 de abril, na zona rural.
“Estamos investindo muito para atingir um número cada vez maior de pessoas. Em 2005, atingimos 71%. No ano passado, 72%. Para este ano estimamos atingir 73% da população com 60 anos ou mais”, disse Fernando Cárdenas, secretário municipal de Saúde.
Cárdenas lembrou que as pessoas que receberem a vacina contra a gripe terão menos chance de contrair a doença, além de diminuir a internação hospitalar e os casos graves de doenças pulmonares. “A eficácia da campanha é comprovada com a participação de empresas, que vacinam todos os funcionários, não somente os maiores de 60 anos”.
Na área urbana, a vacinação será oferecida em 81 postos, incluindo todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Programas de Saúde da Família (PSF), no horário de atendimento de cada unidade e parceiros. No dia 28 de abril, Dia da Mobilização Nacional Contra a Gripe, serão 66 postos vacinando durante todo o dia para reforçar a imunização do público alvo da campanha.
Em 2006, houve uma cobertura de 72,03% sobre uma população estimada de 35.873 pessoas. Para este ano, a estimativa da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar em torno de 26.457 pessoas com 60 anos ou mais, o número corresponde à meta de 70% da população de 36.423 idosos do município.
A exemplo dos últimos dois anos, que a Prefeitura apostou na proposta de parceria com a sociedade para obter maior conscientização do público alvo, a campanha 2007 já tem formalizado o apoio de empresas e entidades como Uniodonto, Unimed, Bioagri, Wahler e Acipi. A vacina contra a gripe diminui em 90% dos casos o risco de contrair a doença e precisa ser aplicada todos os anos no outono.
Acamados
Três equipes volantes farão a vacinação em domicílio dos 180 pacientes acamados previamente cadastrados na rede municipal de saúde. Os familiares de pacientes acamados devem comparecer na unidades de saúde mais próxima e fazer o cadastramento para que eles recebam a vacina em casa.