O prefeito Barjas Negri e o secretário de Saúde, Fernando Cárdenas lançam nesta segunda-feira (16/04), às 14h30, no anfiteatro da Prefeitura, a Campanha de Vacinação contra a gripe em Idosos.
Este ano, a campanha acontecerá no período de 23 de abril a 04 de maio, na área urbana e no dia 21 de abril, na zona rural, por meio do trabalho de 22 equipes e 30 postos de vacinação distribuídos em toda região rural.
Na área urbana a vacinação será oferecida em 81 postos, incluindo todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Programas de Saúde da Família (PSF), no horário de atendimento de cada unidade e parceiros. No sábado, 28 de abril, Dia da Mobilização Nacional Contra a Gripe, 66 postos de vacinação estarão abertos durante todo o dia para reforçar a imunização do público alvo da campanha.
Em 2006, houve uma cobertura de 72,03% sobre uma população estimada de 35.873 pessoas. Para este ano, a estimativa da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar em torno de 26.457 pessoas com 60 anos ou mais, o número corresponde à meta de 70% da população de 36.423 idosos do município.
A exemplo dos últimos dois anos, que a Prefeitura apostou na proposta de parceria com a sociedade para obter maior conscientização do público alvo, a campanha 2007 já tem formalizado o apoio de empresas e entidades como Uniodonto, Unimed, Bioagri, Wahler e Acipi. A vacina contra a gripe diminui em 90% dos casos o risco de contrair a doença. Ela precisa ser tomada todos os anos no outono.
Acamados
Três equipes volantes farão a vacinação em domicílio dos 180 pacientes acamados previamente cadastrados na rede municipal de saúde. O serviço será oferecido durante todo o período da campanha.
Os familiares e cuidadores de pacientes acamados devem comparecer na unidades de saúde mais próxima e fazer o cadastramento para que eles recebam a vacina em casa. Uma equipe Os pacientes inseridos no Programa de Atendimento Domiciliar (PAD) não precisam realizar o cadastramento, porque os profissionais do próprio programa farão a vacinação dos pacientes atendidos regularmente.
As equipes volantes também percorrerão hospitais e asilos a fim de garantir que a vacina contra a gripe seja oferecida a toda população com idade acima de 60