A Secretaria Municipal da Indústria e do Comércio (Semic) realizou nesta quarta-feira (11/04), encontro com representantes e entidades parceiras do Arranjo Produtivo Local do Álcool- Apla no Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) no bairro Santo Antônio (antiga Coopersucar), em Piracicaba.

A Apla representa cerca de 70 indústrias, 10 usinas e mais uma dezena entidades do setor sucroalcooleiro de 25 municípios paulistas da região do vale Piracicaba. Há mais de um ano estes representantes vêem se reunindo para constituição da entidade.

A oficialização, segundo o secretário da Indústria e Comércio – Semic, Luciano Almeida, significa um ganho para a cadeia produtiva da região de Piracicaba que deverá fechar algumas parcerias importantes com entidades como: Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) órgão ligado ao Governo do Estado e a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) empresa pública vinculada ao Ministério de Ciência e Tecnologia.

Durante o encontro, o diretor de Operações e Negócios do IPT, Marcos Tadeu Pereira, apresentou pacote de 40 projetos exclusivos para o setor sucroalcooleiro, com o objetivo de estimular a pesquisa, desenvolver e modernizar o setor.

O representante de outra parceria, Eduardo Caldas da Aplex (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos) anunciou algumas ações de promoção e divulgação da Apla, como a rodada de negócios no exterior agendadas em países como a Colômbia marcada para (08/05) e África do Sul ( 27/07).

De acordo com Luciano Almeida, a oficialização e a assinatura da primeira ata deverá acontecer na próxima semana na Secretaria do Indústria e Comércio de Piracicaba.