Um grupo composto por nove deficientes visuais, entre eles Vinicius Pereira Nascimento, Coordenador Regional do Movimento Estadual dos Cegos – MEC-SP, e quatro acompanhantes, incluindo a professora, que dá apoio pedagógico no Município de Piracicaba e região, Silvana Aparecida Onório da Silva e a engenheira civil do IPPLAP, Maria Beatriz Silotto Dias de Souza, visitam amanhã a VI Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade – REATECH 2007, em São Paulo.
A Reathec é uma feira conhecida em todo o Brasil, bem como nos países do Mercosul, reunindo expositores e visitantes americanos, europeus e latino-americanos. Além de se configurar como feira, a Reatech serve de ponto de encontro entre as pessoas ligadas no grande universo de reabilitação e inclusão.
Além de conhecer as novidades da Feira, o grupo pretende visitar a Laramara -Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual e a Fundação Dorina Nowill para cegos.
Segundo o site da associação, a Laramara é um espaço de referência e excelência no diagnóstico e habilitação de crianças e jovens vindos de todo o Brasil para avaliação oftalmológica, avaliação funcional da visão e do desenvolvimento integral. A busca por recursos pedagógicos e brinquedos adequados, o desenvolvimento e adaptação de materiais, métodos e técnicas inovadoras têm sido alvo de constante pesquisa, levando à criação de um espaço aberto ao público para demonstração e venda.
A Fundação Dorina, conforme informações contidas no site da mesma, oferece produtos e serviços que propiciem aos deficientes visuais condições para assumirem o seu papel de cidadãos independentes, oferecer à sociedade informações e serviços a esse respeitos e participar ativamente de ações voltadas à prevenção da cegueira.
A Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio da SEMUTRI, disponibilizou uma van para o grupo poder se interar das novidades e trazê-las para Piracicaba.