A secretária municipal da Ação Cultural, Rosangela Camolese, anunciou ontem (11), a criação de uma Comissão Organizadora para o IX Prêmio Escriba-Contos, para dirigir trabalhos e a organização dos materiais. A reunião promovida na Biblioteca Pública “ Ricardo Ferraz de Arruda Pinto” apresentou os integrantes da primeira comissão e citou dez nomes para integrar a Comissão Julgadora dos trabalhos.
De acordo com Rosangela Camolesi, a proposta da Comissão Organizadora é valorizar o trabalho dos artistas inscritos, além de proporcionar a magnitude do evento para todo o país, antes, pouco significativo. “A administração trabalha com a proposta de ampliar o campo literário tido como assunto pouco relevante anteriormente”.
Essa é a primeira vez que o Prêmio Escriba conta com uma Comissão Organizadora formada por profissionais da área literária. Nesta edição do Premio Escriba participarão: a diretora da biblioteca Lucila Calheiros Silvestre, os escritores André Bueno de Oliveira e Maria Cecília Graner Fessel; a contadora de histórias Carmelina Toledo Piza e os membros da Academia Piracicabana de Letras e Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, Felisbino de Almeida Leme e Rosaly Aparecida Curiacos de Almeida Leme, responsáveis pela organização de todas as etapas do evento, inclusive na escolha do júri.
Outra novidade informada pela secretária é que haverá um concurso para fotógrafos que tenham acervo de fotos antigas e recentes da cidade, a qual poderá ser escolhida para ser a capa da edição de 2007. Trabalhos fotográficos estarão expostos no hall do Teatro Municipal durante o evento do Premio Escriba.
As exigências determinadas pelo regulamento são:Ter idade mínima de 15 anos; apresentar três trabalhos originais, em português e de autoria própria, versando sobre temas gerais, datilografados ou digitados em papel A4 (sulfite), em cinco vias, com máximo de seis laudas; Cada conto deve trazer somente o título e o pseudônimo cada trabalho deverá ter somente o título e pseudônimo do autor; em envelope anexo lacrado, deverão estar os dados pessoais do autor (nome completo, pseudônimo, idade, endereço completo, incluindo Cep, telefone, e-mail, DDD, CIC, RG, profissão, grau de escolaridade pequeno currículo na área literária, título dos trabalhos inscritos),além dos trabalhos gravados em disquete;Fora do envelope deverá constar o pseudônimo, os títulos e como tomou conhecimento do evento; Concorrentes de outras localidades deverão fazer a inscrição pelo correio, valendo a data do carimbo com prazo final de inscrição.
Para os organizadores existe a possibilidade que todos os trabalhos sejam julgados até setembro, por júri indicado pela Ação Cultural. A entrega do troféu Escriba, marcado para o mês de novembro, será entregue aos três primeiros classificados, com bonificação em dinheiro, e do 4º ao 10º, os classificados receberão menção honrosa. Os trabalhos dos 20º classificados farão parte da Antologia. Todos os classificados receberão diploma e exemplares da Antologia.As inscrições irão até 31/05, na Biblioteca Municipal e Teatro Municipal, no horário comercial.
Serviço:Biblioteca Pública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”
Rua do Rosário, 833 – Centro –(19) 3433-3674 – Falar com Lucila, Viviane ou Junior.