Piracicaba pretende intensificar ações de cooperação com o consulado italiano. O desejo foi manifestado pelo prefeito Barjas Negri, ao receber no último sábado (31) pela manhã, em seu gabinete, a visita do vice-cônsul da Itália, Álvaro R. Cotomacci, a presidente do Comitê dos Italianos no Exterior, Rita Blasioli Costa e descendentes italianos vindos de Campinas, São Bernardo do Campo e Mogi Mirim.
O vice-cônsul destacou que a visita ao prefeito é um marco importante, pelo fato de Piracicaba acolher um grande número de descendentes italianos, além de ter uma entidade como a Società Italiana de Mutuo Socorro, considerada a mais antiga entidade de descendentes italianos no Estado de São Paulo. Ele ressaltou ser importante que os laços de amizade e cooperação com Piracicaba sejam preservados e intensificados.
O vice-cônsul disse que o encontro com Barjas Negri representa ainda os anseios da comunidade italiana, que deseja a manutenção das tradições italianas. “Piracicaba possui laços muito fortes com os descendentes italianos e queremos aproveitar este momento, para trazermos para cá outras atrações culturais e esportivas. O consulado está de braços abertos para sugestões e propostas”.
O prefeito Barjas agradeceu a visita da comitiva italiana e explicou que Piracicaba tem grande carinho pela comunidade italiana. Destacou que ‘o município é uma cidade onde a comunidade italiana participa ativamente da vida cultural no município e o estreitamento dos laços de amizade e cooperação sempre foi nosso objetivo’.
A comitiva italiana teve a oportunidade de assistir um vídeo, destacando o desenvolvimento industrial no município, alavancado pela atividade sucroalcooleira e o setor siderúrgico. Ao final do encontro, os visitantes receberem como lembrança um guia turístico do município.