No último dia 24, aconteceu o mutirão no CEO, visando atender crianças de 0 a 4 anos que inscritas para iniciarem atendimento no Ceozinho. O objetivo é agilizar o atendimento odontológico, principalmente das crianças que necessitam de atendimento preventivo e curativo de urgência. Também visou reduzir a fila de espera que atualmente é de 180 crianças, além de obter conhecimento das necessidades apresentadas pelas crianças que aguardam na fila de espera há, aproximadamente, 1 ano.

Além do atendimento das crianças agendadas, tiveram palestras para os adultos, enfocando a importância da prevenção na saúde bucal das crianças, orientando-os na higienização bucal, hábitos alimentares e a remoção de hábitos nocivos. As crianças tiveram atividades separadas de seus pais, para isso contaram com uma equipe para recreação e atividades lúdicas, dentre elas teatro de fantoche enfocando o primeiro contato da criança com o dentista e treinamento com bonecos para facilitar o atendimento, desenhos para pintar, pintura de rosto e escovação dos dentes. Para o exame bucal, as crianças foram divididas em três grupos:

Grupo A: as crianças que não apresentaram cáries foram orientadas individualmente e tiveram seu retorno agendado para setembro.

Grupo B: as crianças que apresentaram cáries controladas foram orientadas e serão contatadas durante o mês de abril para agendamento de consulta.

Grupo C: as crianças que apresentaram necessidades urgentes foram orientadas e agendadas para iniciar o tratamento no Ceozinho.

Resultados do mutirão: das 82 crianças agendadas, houve 23% de faltas. Das 63 crianças que compareceram: 68 % grupo A, 17% grupo B e 14% do grupo C. Todas as crianças receberam escova de dente conforme sua idade (bebê ou infantil).