O prefeito Barjas Negri assinou no último dia 13 de fevereiro, o Decreto Nº. 11.972 que disponibiliza o tombamento, como patrimônio Histórico e Cultural de Piracicaba, do ‘Monumento Oficial Mário Dedini’, instalado na Praça Imaculada Conceição, na Vila Rezende.

De acordo com o Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba), o objetivo dos tombamentos decorre do interesse público do Município na preservação dos monumentos, dados os valores histórico, cultural e paisagístico que apresentam para a comunidade de Piracicaba.

Conheça a história sobre o Monumento Oficial Mário Dedini

Foi edificado originalmente na Praça José Bonifácio, e transferido, em 1982, para a Praça Imaculada Conceição na Vila Rezende por ocasião da reforma da referida praça promovida pela prefeitura de João Herrmann Neto. Outros monumentos também foram retirados do local, tais como: a herma de Sud Mennucci (1/04/1981), o monumento de Luiz de Queiroz e o do Soldado Constitucionalista. Essa atitude do prefeito não agradou a população que se manifestou contrária, conseguindo em setembro de 1987, por ordem do Supremo Tribunal Federal, que os monumentos retornassem a sua antiga morada.

Segundo consta, a família Dedini não quis que o “Monumento Oficial Mário Dedini” retornasse à Praça José Bonifácio, por considerar a Vila Rezende o local mais adequado, sendo que a história do homenageado havia começado em uma pequena oficina no bairro.