Cerca de 300 quilos de produtos hortifrutigranjeiros orgânicos, foram comercializados no último sábado (17), no Varejão Municipal Central, que funciona das 7h ao meio dia, à rua Santa Cruz, 1260, ao lado do Terminal Central de Integração (TCI).

Os orgânicosrodutos utosSítio São Benedito volvimento Ciento produto, onvencional e o org não utilizam adubos químicos e agrotóxicos e obedecem a critérios de produção agrícola ecologicamente correto. Eles são cultivados em pequenas propriedades rurais do Grupo Sol e Frutas, entre elas, no Centro Ecológico Flora Guimarães Guidotti e no Sítio São Benedito, de Piracicaba; no Sítio São Domingos, de Tiête; na Associação de Agricultura Familiar e Agroecológica e na Associação de Produtores Orgânicos Apoar, de Americana.

Estas propriedades rurais já foram inspecionadas para a certificação por técnicos da Certificadora Fundação Mokiti Okada (MOA), instituição japonesa de atuação mundial, fundada no Brasil em 1971 pela Igreja Messiânica Mundial do Brasil.

Segundo a coordenadora do Centro Ecológico, Maria Lídia Romero Meira, este primeiro dia de comercialização foi produtivo, pois consumidores de orgânicos foram até o varejão a procura dos produtos sem agrotóxicos, pessoas que não conheciam também se interessaram em saber a diferença entre o convencional e o orgânico, com isso os produtores tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos aos consumidores.

A coordenadora explicou também, que comercialização de orgânicos no Varejão Central, só foi possível por causa do apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema) – Departamento de Abastecimento; da Escola Superior de Agricultura (Esalq); da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

Dando seqüência ao projeto, a partir do dia 31, Piracicaba contará com mais um ponto de comercialização de produtos orgânicos na Rua do Porto.

Esta banca que está prevista para funcionar aos finais de semana (sábados e domingos) contará com um permissionário. Este é o terceiro comercio de produtos orgânicos funcionando em Piracicaba, pois aos sábados das 6h ao meio dia, na rua São João, pátio do estacionamento da Escola Mello Morais é realizada a Feira Orgânica.