A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente em parceria com as maternidades do Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC), Unimed e Santa Casa de Misericórdia, desenvolvem, desde o início do ano, projeto que vincula o plantio de árvore ao nascimento de crianças em Piracicaba.

O objetivo do projeto, que ainda não tem nome, é fortalecer o programa de arborização “Piracicaba Mais Verde” e apoiar iniciativas sócio-educativas em hospitais e maternidades da cidade.

De acordo com a bióloga da Sedema, Elisabeth da Silveira Nunes, a idéia surgiu em 2005, durante a revegetação de uma área no bairro Santa Cecília. “Após o evento, o Núcleo de Educação Ambiental (NEA) entrou em contato com hospitais e maternidade e percebeu que existiam idéias parecidas entre hospitais e maternidades”, comentou a bióloga.

Segundo Elizabeth, a idéia de desenvolver o projeto foi bem aceito pelos três hospitais que consideram importante o trabalho sócio-ambiental como ferramenta de melhoria da qualidade de vida.

Na última reunião, entre representantes do HFC, Unimed, Santa Casa e NEA – da Sedema, foi apresentado ao secretário Rogério Vidal o levantamento de crianças nascidas em Piracicaba, que somam 600 bebês/mês.

O próximo encontro da equipe ocorre em abril, quando será definido nome do projeto, sugerido por funcionários dos hospitais/maternidades e do NEA/Sedema, e também acertados detalhes para aprovação e início do programa.

O Projeto

O projeto, que contempla o treinamento de funcionários, palestras e visitas ao viveiro municipal, funcionará da seguinte forma:

Após o nascimento da criança, a maternidade fará cadastro e oferecerá aos pais para que seja feito o plantio de uma árvore em “homenagem” ao seu filho.

O plantio será feito pela equipe da Sedema em frente à casa do munícipe ou em área verde. “Caso os pais da criança queiram plantar no quintal de casa, a Sedema fornecerá a muda e orientará a família para o plantio” informou a bióloga.

Ainda não existe data para o lançamento do projeto, mas a Sedema juntamente com os hospitais pretender implantar no início do próximo semestre.