A partir de amanhã (21), às 19h30, o Centro de Documentação, Cultura e Política Negra passa a ter sua sede própria, à rua Luiz de Queiroz, 1.022, Centro, localizada entre as ruas XV de Novembro e Moraes Barros.
De acordo com a Secretaria Municipal de Ação Cultural, Rosangela Camolese, este é um espaço muito importante para o município e era uma reivindicação antiga do Conselho do Negro de Piracicaba e do Centro de Documentação,Cultura e Política Negra. “O negro é uma raça muito importante para a história, principalmente do Brasil e Piracicaba não poderia ficar atrás”, completou a secretária.
O local tem como objetivo preservar os valores da cultura dos negros, por meio de espaço físico próprio, para a realização de estudos, pesquisas, palestras, encontros e outras atividades voltadas para este fim.
Rosangela esclareceu que este imóvel, próximo a Pinacoteca Municipal, passou por pequenas adaptações.Ela destacou que o local foi abrigo para antigos escravos de Piracicaba, sendo um dos imóveis mais antigo do município. È, segundo ela, patrimônio tombado e está sendo preservado. “Piracicaba dá um exemplo de respeito e preservação à história, tornando a casa que já abrigou escravos negros no passado, num espaço cultural de extrema importância para o município”, finalizou ela.