Cerca de 1500 pessoas prestigiaram na manhã de ontem a abertura da 24ª edição dos Jogos Comunitários no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas. Nesta edição participarão 50 bairros, o maior número registrado nos últimos sete anos.
A solenidade contou com a presença do Prefeito Barjas Negri, dos vereadores André Bandeira e José Luiz Ribeiro, além de Luis André, diretor da Poli Brasil e de Rubes Braga, do Planathlon .
Na oportunidade, Barjas lembrou que esta competição é muito importante e que sua longevidade se deve primordialmente ao trabalho dos dirigentes comunitários, compromissados com as crianças de seus bairros, onde desenvolvem um trabalho excepcional.
O vereador José Luiz Ribeiro, que na solenidade representava também o Sindicato dos Metalúrgicos – patrocinador do vento, frisou que os Jogos Comunitários são a principal competição do município, porque reúne os bairros periféricos da cidade, permitindo a interação entre as comunidades.
André Bandeira parabenizou as comunidades participantes e prestou homenagem embaixador Danilo Donizete Martins e a embaixatriz Katia Vanessa Sanjuan, eleitos no começo de março para a função de representantes dos Jogos em eventos oficiais.
A abertura contou com a entrada das delegações; acendimento da pira olímpica pelo atleta do bairro Tupi Marcelo Henrique Coral, que em 2006 foi destaque por ser goleiro artilheiro e hoje integra a categoria de base do Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba; juramento do atleta feito por André Oliveira de Souza, de Artemis e execução dos Hinos Brasileiro e de Piracicaba pelo flautista Leandro Cândido de Oliveira. O evento foi finalizado com a apresentação da Companhia de Dança Rogéria Zago, que contagiou o público presente e foi altamente aplaudida.
Os Jogos Comunitários tem como objetivo propociornar aos moradores dos bairros de Piracicaba atividades esportivas, de lazer e também culturais para as faixas etárias de 05 anos em diante, com finalidade de socialização entre as comunidades.
A 24ª edição começa com inovações, como nova logomarca, inclusão de modalidades culturais e também novas modalidades esportivas, além da realização de uma grande caminhada pelas ruas da cidade ao final dos Jogos, que tem previsão de término em novembro deste ano.
Neste ano participam dos Jogos Comunitários os bairros Água Branca, Água Santa, Alvorada, Algodoal, Alto da Pompéia, Anhumas, Ártemis, Bairro Alto, Bosques do Lenheiro, Caxambu, Cecap, Costa Rica, Eldorado, Jaraguá, Jardim Primavera, Jardim Camargo, Jardim Diamante, Jardim Esplanada, Jardim Itapuã, Jardim São Carlos, Kobayat Líbano, Mário Dedini, Monte Cristo, Novo Horizonte, Parque dos Eucaliptos, Parque dos Sabiás, Parque Orlanda, Parque Peória, Parque Piracicaba, Parque São Francisco/Perdizes, Paulicéia, Piracimirim, Santa Fé, Santa Inês, Santa Rosa, Santa Terezinha, Santo Antônio, Serra Verde, Serrote, Tanquinho, Tatuapé, Tupi, União Porto, Vale do Sol, Vila Bessy, Vila Cristina, Vila Industrial, Vila Rezende e Vila Sônia.
Para esta edição serão oferecidas as seguintes modalidades esportivas para a disputa: futebol de campo, categorias fraldinha, dentinho e dente de leite; futebol de salão, categorias mini, pré-mirim, mirim e feminino; futebol de areia feminino e infantil masculino; atletismo masculino e feminino; natação masculina e feminina; damas masculino e feminino; tênis de mesa masculino e feminino; pedestrianismo masculino e feminino; voleibol de areia misto; dominó masculino e feminino; gincana mista; xadrez masculino e feminino; truco misto, skate masculino e feminino , malha, bocha e queimada.
Além das modalidades esportivas, os Jogos Comunitários contarão com modalidades culturais. Os bairros poderão se inscrever também para o concurso de caricatura, concurso de dublagem e dança de salão.
Pelo segundo ano consecutivo, o Sindicato dos Metalúrgicos e a escola Poli Brasil patrocinam o campeonato. O primeiro com aporte de recursos de R$20mil e o segundo com o fornecimento de bolsas
de estudo para participantes.
Os Jogos Comunitários são realizados pela Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, com coordenação geral da equipe do Setor de Desporto Comunitário.