O secretário municipal da Indústria e do Comércio (Semic), Luciano Tavares de Almeida, reuniu-se ontem (14), no Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) com os membros do Arranjo Produtivo Local do Piracicaba (Apla) para apresentação do estatuto, logomarca oficial e projetos que envolvem o Apla e a Apex (Agência de Promoção, Exportações e Investimentos) em 2007.
Durante as apresentações, o secretário Luciano Almeida explicou sobre a aprovação e registro do estatuto que deve conduzir as operações do Apla. “Com adesão do estatuto, o Apla passa a ser uma entidade de fato e direito, deixando de depender da Semic e outras entidades para realização de seus trabalhos”, informou Luciano. De acordo com o secretário a regularização deve acontecer até abril.
Luciano anunciou também que Piracicaba deve instalar, ainda neste ano, o Parque Temático e Tecnológico para o fomento de combustíveis renováveis. Segundo o secretário, o parque atuaria como área de desenvolvimento de fontes renováveis, tendo, como parceiros, além das universidades e outros centros, empresas, laboratórios, montadoras, e outros segmentos importantes da iniciativa privada.
O Parque Tecnológico teria como missão alavancar, num primeiro momento, as micro e pequenas empresas que atuam com álcool. A intenção é que a instalação do parque tecnológico ocorra em área da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) ou em outro ponto da cidade, facilitando acesso e parcerias.
O evento contou também com a apresentação de linhas de financiamento, disponibilizado pelo Banco do Brasil (BB), voltada a investimentos e negócios envolvendo o etanol além, de informações sobre a certificação do etanol pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
Participaram do evento, empresários do setor e também o presidente da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), José Antônio de Godoy, o arquiteto e designer piracicabano, Emílio Moretti, o consultor da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Rodrigo de Campos e o gerente do escritório Piracicaba do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae), Antônio Carlos de Aguiar Ribeiro.