Entendendo a necessidade de intensificar o trabalho de corte de mato na cidade, especialmente na época das chuvas, a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente reestruturou os contratos com as empresas prestadoras de serviço, ampliando a área de atuação, a partir deste mês.

A demanda para corte de mato em Piracicaba é de seis milhões de m2 por mês, entre áreas verdes, centros de lazer, praças, canteiros etc. Com a remodelação, a Sedema pretende atingir 2,7 milhões de m2/mês, superando em quase um milhão de m2 a média mensal.

Para conseguir estruturar as remodelações nas equipes, a Sedema reuniu-se, em janeiro, com as empresas prestadoras de serviço no corte de mato, chegando ao consenso no final de fevereiro. “Apresentamos nossa demanda e conversamos sobre as alternativas para melhorar a sistemática do corte de mato na cidade”, explica Rogério Vidal, secretário da Sedema.

Uma das primeiras modificações foi a divisão da cidade em Circuito principal (avenidas, entradas da cidade, praças) e 11 setores (regiões). “Fizemos um planejamento para intensificar, a partir de março, as regiões prioritárias. As planilhas foram formatadas com em escalas alternadas e rotativas, ou seja, todas as regiões serão contempladas”, detalha Vidal.

Dentro da licitação já existente, a Sedema negociou com as empresas a intensificação dos trabalhos nestes meses (chuvas), com previsão de diminuição nos meses de inverno e estiagem. “Não houve mudança nos valores financeiros. Foi feita uma reorganização do cronograma, intensificando as equipes no Circuito Principal e setores”, anuncia.

Rogério informa que a Sedema conta agora com 23 roçadeiras. “Foram adquiridas 8 pela empresa RCA e 5 pela própria Sedema. A frota foi acrescida de novos caminhões: 2 para o corte de mato e 2 para o trabalho de corte de mato nas guias e sarjetas”.

Para atender a demanda da Sedema, as empresas contrataram mais funcionários. Rogério Vidal informa que na RCA foram 30 novos funcionários para o corte de mato e 50 para guias e sarjetas (cujo trabalho basicamente manual).

Também o corte de mato em guias e sarjetas receberá acréscimo de mão-de-obra: 50 funcionários. De 90 mil m2 mês, a Sedema ampliará para 260 mil m2 mês a área de atuação, nos meses de março, abril e maio.

DEMANDA

6 milhões de m2 para capinação

(entre áreas verdes, centros de lazer, praças, canteiros etc)

META A ATINGIR MÉDIA ATUAL

2,7 milhões de m2/mês

1,7 milhões de m2/mês

PROGRAMAÇÃO

* Março

– Circuito principal A e B

– Região 1 (Cecap, São Francisco, Santa Rita, Tupi)

– Região 2 (Unileste, Monte Alegre, Jardim Brasília)

– Região 3 (Morumbi, Alvorada, Dois Córregos)

– Região 5 (Costa Rica, Monte Líbano, Eucaliptos, Jardim Tókio, Vila Cristina, Jaraguá)

– Região 10 (Santa Rosa, Parque São Jorge, Tanquinho)

* Abril

– Circuito principal A e B

– Região 5 (Costa Rica, Monte Líbano, Eucaliptos, Jardim Tókio, Vila Cristina, Jaraguá)

– Região 8 (Nova Piracicaba, Vila Rezende, Algodoal)

– Região 9 (Jardim Primavera, Vila Fátima, Vila Industrial, Mário Dedini, Bosques do Lenheiro)

– Região 10 (Santa Rosa, Parque São Jorge, Tanquinho)