Com as presenças do secretário municipal da Saúde, Fernando Cárdenas, integrantes do Projeto Piracicaba 2010, médicos e enfermeiros, foi lançado na tarde de hoje (13), na Casa do Médico, o Programa de Capacitação sobre Síndrome Metabólica. O evento é preparativo para o curso de capacitação direcionado aos médicos e enfermeiros do Programa da Saúde da Família (PSF), para facilitar o diagnóstico e o acompanhamento de pacientes portadores da síndrome metabólica (uma associação entre diabetes, obesidade, hipertensão e aumento do colesterol).

Um total 50 profissionais, que atuam nas 25 equipes do Programa de saúde da Família (PSF) existentes no município, participarão a partir de hoje (13), da capacitação, que prosseguirá nos dias 14/03; 20 e 21/03; 27 e 28/03; 03 e 04/04; 10 e 11/04; 24 e 25/04, no horário das 13 às 17h, no salão nobre da Câmara dos Vereadores. A capacitação será oferecida em esquema de revezamento entre médicos e enfermeiras e, portanto, não deverá causar nenhum transtorno no atendimento aos usuários dos PSF.

A enfermeira coordenadora do PSF, Adriana Lemes, explicou que dentro do Programa Saúde da Família, se trabalha com o médico generalista, que atende desde a criança até o adulto e idoso. Portanto, ‘tanto este médico como os enfermeiros, têm que se capacitar constantemente, para dar um bom atendimento à população’.

Especificamente sobre a Síndrome Metabólica, ressaltou Adriana, os médicos e enfermeiros do PSF serão capacitados para intervirem nas situações em que a pessoa apresentando hipertensão arterial, diabetes, obesidade e aumento do colesterol e com isso, poderá indicar o tratamento adequado para reduzir os riscos das doenças cardiovasculares.

A síndrome metabólica caracteriza-se pela presença de 3 ou mais fatores de risco cardiovascular, tais como obesidade central, aumento dos triglicérides, diminuição do HDL-c, aumento da pressão arterial e hiperglicemia de jejum, o que implica em maior risco cardiovascular. Para um indivíduo ser diagnosticado como portador da síndrome metabólica é necessário que estejam presentes três ou mais dos fatores de risco a seguir:O secretário da Saúde afirmou que a capacitação é importante, porque “se prepara os profissionais do PSF para que façam um tratamento com os pacientes que estejam enquadrados dentro da síndrome, para no futuro reduzir as internações hospitalares e óbitos”. Ele informou que o projeto é inovador no país e trará importantes avanços para melhorar o atendimento à população.