Membros do Apla (Arranjo Produtivo Local de Piracicaba) e Apex visitarão a Colômbia, a partir do dia 23 de abril. A informação é do consultor Rodrigo de Campos, que reuniu no final da tarde da última segunda-feira (11), a imprensa, para detalhar as expectativas com a viagem, que é a primeira missão prevista no Plano de Promoção às Exportações do Apla e Apex.

Ele ressaltou que o principal objetivo da viagem é fixar as empresas da região de Piracicaba, como alternativa de fornecimento de tecnologia, equipamentos e serviços à indústria sucroalcooleira. Outras missões internacionais estão previstas para a África do Sul, em julho deste ano; outra em outubro, para a Ásia (Filipinas, Indonésia Tailândia) e em 2008, EUA, México e América Central, Caribe e Austrália.

De acordo com Campos, a intenção com essas viagens internacionais é criar um selo de identificação geográfica. “Pretendemos que a comunidade internacional sucroalcooleira reconheça no Apla, o selo de certificação da qualidade de seus produtos, serviços e tecnologias, porque há muitos anos, a região de Piracicaba fornece toda essa gama de serviços para a indústria local e internacional. Queremos o reconhecimento mundial”, reiterou.

O consultor do Apla disse que a Colômbia foi escolhida para ser sede da primeira missão internacional, por ser um dos países que mais recentemente aderiu de forma veemente e efetiva, ao uso do etanol como alternativa aos combustíveis fósseis.

Segundo Campos, a Colômbia representa um importante avanço para a conquista do mercado externo. Aquele país produz 1 milhão de litros de álcool combustível por dia.