A tradicional ‘Noite da Seresta’ piracicabana, idealizada por Fabio Cardoso Monteiro, alegra e relembra bons momentos a todos que participam dos encontros promovido pelo projeto Choros & Serestas, no Largo dos Pescadores, sempre na última sexta-feira do mês. O repertório engloba valsa, modinhas, canção, choro e samba canção.
Organizada desde a década de 90, a Noite da Seresta teve sua primeira apresentação na Rua do Porto em setembro de 2001. Desde esta época, uma parceria entre o projeto Choros & Serestas e a Prefeitura de Piracicaba deu o pontapé inicial ao incentivo da preservação à memória musical, nunca antes conhecida da cidade.
Atualmente a Noite da Seresta se expandiu, e, a coordenação tem levado o evento às diversos locais de fácil acesso ao público. No último sábado, dia 3, a Praça José Bonifácio sediou a 1ª Noite da Seresta itinerante de 2007. Cerca de 1500 pessoas participaram do evento que trouxe o grupo Corda Solta formado por Heloy Portoneto, Marcus Godoy, Rafael de Barros, Wlademir e Edinei da Silva.
A próxima apresentação será na sexta-feira dia 16 e terá o grupo Essência Feminina para abrilhantar o evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher comemorado neste Mês.Na seqüência haverá apresentação do Grupo Corda Solta, cujo nome, Corda Solta, é em homenagem às cordas do violão, do bandolim e do cavaquinho, sempre presente nestes estilos musicais genuinamente brasileiros.