O Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba (Semae) e Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba (Ipplap) concluíram, nesta semana, as análises com a água coletada na fonte de águas sulfurosas do distrito de Ártemis.
Segundo o Semae o objetivo da analise é verificar se ela continua própria para consumo, se o canal está desobstruído ou se há necessidade de abrir um novo poço artesiano. Com projeto de reativar a fonte, a expectativa do Semae é incentivar o turismo e o desenvolvimento de Ártemis, que conta hoje aproximadamente 6.500 moradores.
Com projeto desenvolvido pelo Ipplap, o investimento para a criação do balneário no distrito será de aproximadamente R$100 mil, extraídos do orçamento para projetos turísticos.
Ainda segundo o Ipplap, a proposta é transferir a fonte, então localizada próxima ao rio Piracicaba, para a praça João Alfredo, junto à antiga estação ferroviária, para facilitar a localização, incentivar o desenvolvimento do comércio e a abertura de empresas nas proximidades.
O diretor-presidente do Ipplap, João Chaddad, informa que o projeto do Ipplap pretende manter e reformar os dois sanitários e construir espaço para captação de água pela população através de torneiras e pias feitas com pedras de granito numa área de 120 metros quadrados. Como em todos os banheiros públicos da cidade, o novo balneário contará com guardas municipais para garantir a segurança.