Neste sentido, Furlan destaca a importância do SIP como ferramenta de gestão, que de acordo com as solicitações recebidas pode transmitir às secretarias estudos preventivos dos problemas comuns a cada época do ano e em cada área. “De posse destas informações a administração consegue planejar as ações e trabalhar de forma preventiva”, explica.
O SIP-156 funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h por meio do telefone 156 ou pessoalmente, das 8h30 às 16h30 no primeiro andar do Centro Cívico (Rua Capitão Correa Barbosa, 2233). Os contatos também podem ser feitos pelo e-mail sip@piracicaba.sp.gov.br.
Por meio dele, o munícipe pode solicitar serviços, fazer reclamações ou obter informações sobre trânsito e transportes, infra-estrutura urbana, iluminação pública, lixo, corte de mato, obras, tributos e processos, como e onde pagar impostos e taxas municipais, negociações e dívidas, saúde pública, vigilância sanitária, animais (zoonoses), dengue, vacinação, educação, escolas, creches, merenda, cultura, concursos, entre muitos outros serviços. Segundo dados do serviço, durante o ano de 2006 foram efetuados 243.031 atendimentos, totalizado por 34.496 solicitações e 208.635 informações prestadas.
O serviço acionado pelo número 156 possui diversos atendentes concentrados em ramais disponíveis para atender às informações e solicitações da população. As solicitações ou reclamações são registradas e encaminhadas às secretarias ou setores competentes. Durante a ligação, um número de protocolo é passado ao munícipe para que ele possa acompanhar o trâmite de sua solicitação.
O SIP não aceita ligações anônimas, mas conserva o sigilo daqueles que ligam. Entre as dificuldades do serviço, Furlan destaca o inevitável congestionamento de linhas, que está sendo resolvido com a criação de um software para atender a população por meio da internet. “O sistema está quase pronto e deverá ser instalado nos próximos meses”, informa Furlan.