A Prefeitura retoma agora em março, com as ações do Projeto Adote um Amigo voltado para ações educativas e preventivas aos animais abandonados da cidade. O projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde por meio do Centro de Controle de Zoonoses(CCZ) tem entre as suas principais atuações a realização de feiras de doação de animais adultos e filhotes recolhidos pelo Canil Municipal.
Somente no ano passado foram doados pelo Canil Municipal 1.044 animais, sendo 349 deles por meio das Feiras de doação de animais, que acontecem todo mês, sendo o primeiro sábado itinerante, o segundo sábado e a última sexta-feira do mês realizadas na Praça José Bonifácio. Os animais expostos são doados totalmente vermifugados, vacinados e identificados com uma coleira com medalhinha numerada, castrado ou com agendamento prévio para castração gratuita no Canil.
Durante a feirinha também são distribuídos folhetos explicativos sobre posse responsável. Após as feiras, os animais adotados são fiscalizados pela equipe de educação do CCZ para avaliar a eficácia do projeto e o bem-estar do animal.
Segundo o veterinário do Canil Municipal, Paulo Roberto Lara, o projeto busca realizar doações mediante a um trabalho educativo para a posse responsável de cães e gatos. A idéia é promover a adoção do animal somente após a conscientização do futuro dono sobre o compromisso que todos devem ter ao adotar um animal de estimação. “O trabalho tem atraído a atenção da população, com aumento de doações de animais”, disse.
Neste sentido, no próximo sábado(03), na Praça José Bonifácio, das 10 às 14h, está prevista a primeira feira de doação de animais deste ano. No sábado seguinte, dia 10 de março, devido ao Passeio de Bóias, está programada uma feira na Rua do Porto. “O objetivo é aproveitar o grande público que comparece ao evento e assim divulgar ainda mais a importância da Posse Responsável de animais”, explica Lara.