Nesta quarta-feira (28), no horário das 13h às 17h30, acontece o 1º Passeio de barco com deficientes visuais da entidade Avistar.A atividade faz parte do calendário de eventos de 2007 da Secretaria Municipal de Turismo – Setur.

O evento faz parte do Projeto Turismo Acessível implantado em 2005 em Piracicaba e que tem como autora Maria Cristina Arzolla. Trata-se de um projeto pioneiro com políticas públicas voltadas à inclusão das pessoas com necessidades especiais, por meio de atividade turística.

Conforme Arzolla, os participantes serão recepcionados no Casarão do Turismo por equipe da Setur, onde terão uma programação intensa dividida em três fases. A primeira atividade constará de experiências táteis, por meio de maquetes dos próprios municipais: Casarão do Turismo, Casa do Artesão e Casa do Povoador. Esta ação visa promover maior desenvolvimento das capacidades perceptivas e sensoriais, além do reconhecimento dos pontos turísticos e da história de Piracicaba.

Na seqüência do evento, com apoio do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), farão o reconhecimento da fauna do entrono do rio, por meio de toque de animais taxidermizados. Para finalizar a parte de exploração tátil, os participantes terão contato com uma miniatura do barco , que será utilizado no passeio, para que tenham noção do posicionamento e mobilidade dentro do rio.

Durante a segunda fase do passeio, os convidados se deslocarão para a rampa de barcos enfrente ao Largo dos Pescadores, onde embarcarão para o passeio de barco com duração de cerca de 50 minutos. O passeio terá o seguinte percurso com paradas:

Engenho Central, Mirante, Casa o Povoador, Casarão do Turismo, Casa do Artesão, Pedreira do Bongue, finalizando com a Rampa dos Navegantes. A terceira e última parte do evento terá a apresentação de poesia sobre o Rio Piracicaba e noções de reciclagem de garrafas plásticas.

Para garantir segurança máxima, o passeio de barco contará com a participação da equipe da Brigada, Corpo de Bombeiro, Defesa Civil e Pelotão Ambiental. O evento tem apoio das secretarias municipais de Ação Cultural e Defesa do Meio Ambiente (Sedema), por meio do Núcleo de Educação Ambiental.