O locutor Benedito Ilário completou 50 anos ininterruptos de rádio quinta-feira (15) e recebeu homenagem dos amigos de profissão da rádio Educativa FM, na última sexta-feira (16), durante o programa Bom Dia Cidade, apresentado pelo jornalista Marcelo Bandeira.
Vários ouvintes ligaram para a Educativa parabenizando Ilário pelo cinqüentenário de locutor. Funcionários da rádio também aproveitaram para parabenizá-lo ao vivo. “Eu desconfiava da homenagem, mas não imaginava que seria durante o programa”, disse o homenageado do dia. Também participaram do programa o diretor-presidente da Educativa, Miromar Rosa, e a secretária municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolese.
Ilário defini a profissão de radialista como aquele profissional que não tem hora para trabalhar. Atuando na Educativa FM desde sua fundação, há 19 anos. Entretanto começou sua carreira na Rádio Tietê, em fevereiro de 1957. Para isto, teve que passar por curso intensivo depois de ter sido reprovado no ano anterior. Esta rádio era conhecida também como ZYI8, com o slogan “A Rádio Mais Paulista de São Paulo”.
Benedito Ilário teve vários ídolos, escutava muito a rádio Nacional, a Tupi do Rio de Janeiro, a rádio Bandeirantes. Mas a inspiração começou quando criança, pois criava o serviço de alto-falante numa árvore no quintal de sua casa em Tietê. Este alto-falante era composto de uma lata em cima de árvore, com um fio descendo num suposto microfone, uma latinha de massa de tomate. Através da revisto o Cruzeiro, utilizava todos os dizeres das publicidades para ficar falando, treinando.
Ele trabalhou nas seguintes emissoras: Rádio Vanguarda (Sorocaba), Rádio Cacique (Capivari), Rádio Voz Agrícola, Rádio Difusora e Rádio Educadora, sendo as três últimas em Piracicaba.