A Secretaria Municipal de Saúde promove amanhã (17), a partir das 8 horas, arrastão de combate a dengue na região do bairro Algodoal. Mais de 40 agentes, com apoio de dois caminhões, pretendem percorrerem 100 quadras do Algodoal, com o objetivo de detectar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.
Fernando Cárdenas, secretário de Saúde, destaca que o arrastão contará com apoio das secretarias municipais de Defesa do Meio Ambiente e Agricultura e Abastecimento. “Os agentes farão trabalho casa-a-casa para verificar as condições e retirar objetos que possam servir como criadouro”, explica.
As medidas profiláticas consistem na avaliação e busca ativa de casos, bem como a retirada de criadouros do mosquito e a aplicação do larvicida/ inseticida. Os agentes também orientarão moradores sobre a importância de verificar sempre caixas d’água, calhas, pratos de vasos de plantas, ralos, aquários, latas, garrafas, pneus e outros locais onde o mosquito pode se proliferar.