A partir deste sábado, os piracicabanos passam a contar com moderno sistema de vigilância por monitoramento eletrônico, implantado pela Prefeitura para auxiliar na segurança de pontos estratégicos, especialmente onde existe concentração de pessoas e veículos.
O sistema entre em operação às 10 horas, em solenidade que contará também com a entrega de seis novas viaturas à Guarda Civil. A Central de Monitoramento funcionará no quarto andar da Biblioteca Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”, que foi reformulado para concentrar o sistema, composto por equipamentos e acompanhamento permanente de profissionais (24 horas).
As 31 câmeras monitorarão os principais pontos de tráfego de veículos e fluxo de pessoas. O sistema atenderá a região Central, corredores comerciais dos bairros e terminais de ônibus. Já neste sábado, 16 câmeras entram em operação (região central e TCI). Nos próximos dias, as 15 câmeras restantes passam por teste para, em seguida, entrarem oficialmente em funcionamento.
Os equipamentos de vigilância custaram R$ 1,12 milhão. São modernos, com tecnologia digital, rede de comunicação em banda larga e fibra ótica, imunes a descargas elétricas e interferências, com transmissão de dados criptografados e captação de imagens em alta definição.
Das 31 câmeras, 14 estão na região central; 1 em cada um dos principais corredores comerciais (Paulista, Vila Rezende, Santa Terezinha, Paulicéia, São Dimas, Vila Independência, Bairro Alto, Petrópolis, Rua do Porto, Vila Cristina e Cemitério da Saudade) e 5 terminais de ônibus da cidade.
A implantação do sistema eletrônico de monitoramento é comemorado pelo prefeito Barjas Negri, que lembra os esforços concentrados neste assunto. “Desde o início da nossa Administração, estamos capteaneando ações para melhorar as condições de segurança da cidade. O sistema de monitoramente é uma importante conquista”, destaca.
O prefeito lembra a criação de um Fórum de Discussões, que reúne representantes das policiais Civil e Militar, Guarda Municipal e entidades civis. “A união de idéias e ações vem permitindo avanços, como a implantação da Deinter e CPI-9”. Barjas cita também o Disque-Denúncia, aquisição de novas viaturas para a GM (10 motos e 6 carros) e a substituição de lâmpadas em praticamente toda a cidade. “São esforços para a ampliação da segurança em vários níveis”, completa o prefeito.
O comandante da Guarda Civil Municipal, Silas Romualdo, explica que a fiscalização eletrônica funcionará 24 horas, com o revezamento de quatro equipes. O objetivo é reduzir em até 40% os índices de roubos e furtos nos locais monitorados. “Três motocicletas ficarão à disposição do sistema no Centro para atender as ocorrências registradas pelas câmeras. As motos têm mais facilidade de chegar ao local em menor tempo e enquanto não estiverem em ocorrência, vão auxiliar no patrulhamento preventivo”, completa.