Ribeirão Preto recebeu nesta quarta-feira (14), representantes das “Cidades Parceiras” – grupo formado por Ribeirão Preto, Jundiaí, Piracicaba, São José dos Campos, São Caetano do Sul e Sorocaba –, no auditório da Escola do Servidor, na via São Bento, s/nº, para debater o tema Gestão e Administração: “Terceirização dos Serviços Públicos – princípios da economicidade e da eficiência”.

Todas as “Cidades Parceiras” tiveram representantes no encontro. Após expor as ações, foi realizado debate sobre as idéias apresentadas e a proposta de manter a integração entre os coordenadores dessas cidades.

O prefeito Welson Gasparini agradeceu a presença de todos no encontro e disse ter certeza que os resultados serão os melhores para todos os municípios representados. “Esta parceria é importante porque os problemas são mais ou menos comuns, respeitadas as características de cada cidade. Esperamos que cada reunião seja um passo à frente na busca das soluções para problemas comuns nesta parceria voltada para o desenvolvimento das nossas cidades”, ressalta.

Ribeirão Preto foi representada por José Pessini, diretor do Departamento de Recursos Humanos; Renato Manaia Moreira, procurador do município; e Antônio Nami secretário de Administração de Ribeirão Preto.

De Piracicaba participaram Newton Gasuo Furucho e Bento de Jesus. Simone Zanatello e Clóvis Marcelo Galvão representaram Jundiaí; enquanto Silmara R.Cuel Coimbra e Nair Lombardi, São Caetano do Sul. Wilian R.S. Ferreira e Marcos A. Salinas representaram Sorocaba. Sérgio Tarzia, Priscila Cavalieri e Maria Ap. M. Tarantelli representaram São José dos Campos.

Cidades Parceiras

O compromisso das Cidades Parceiras foi concretizado na primeira quinzena de julho do ano passado. O objetivo é estabelecer parcerias voltadas a um processo de integração administrativa entre os municípios, com foco na múltipla aprendizagem e troca de experiências bem-sucedidas, que possam ser compatibilizadas e compartilhadas pelas cidades, para o enfrentamento dos desafios do presente e do futuro.

Neste trabalho também se busca a discussão e a definição de políticas públicas inovadoras para maior eficiência e eficácia na prestação dos serviços públicos. As áreas definidas inicialmente como “temas prioritários” abordados nas reuniões entre os municípios são: Segurança, Educação, Saúde, Comunicação, Finanças e Gestão e Informação.

Este ano já foram debatidos temas como Habitação, Obras e Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Qualidade de Vida, Segurança, Educação, Fiscalização e Posturas e Saúde Pública.

Novos encontros já foram agendados. Nesta quinta-feira, São José dos Campos sedia o encontro para debate sobre o tema Planejamento Urbano. Os encontros serão retomados no dia 27 de fevereiro com o tema Desenvolvimento Social em Sorocaba.

No dia 28, Piracicaba sedia o encontro sobre Finanças, enquanto Jundiaí recebe equipes no dia 1º de março para debater o tema Comunicação. No dia 9 de março Piracicaba recebe os prefeitos das “Cidades Parceiras” para reunião geral.