Teve início no último sábado (10), com saída da rampa de barcos- Rua Do Porto, a quinta expedição náutica Piracicaba – Buenos Aires, comandada pelo navegador José Luis Guidotti. A travessia, monitorada pela Marinha Brasileira, levará cerca de 14 dias num percurso de 1600 quilômetros sob as águas dos rios Piracicaba, Tietê, Paraná e Paraguai com destino a cidade de Foz do Iguaçu/Paraná.

De acordo com o navegador José Luis Guidotti, de Piracicaba partiram quatro embarcações e 14 tripulantes que levam na bagagem a expectativa de encontrar rios menos poluídos, e melhores condições de mata ciliar.

A partir de recomendação da ANA (Agencia Nacional de Águas), a embarcação conta com a experiência de Ricardo Gaspar Zavarello, pós-graduado em Gestão de Controle Ambiental, que ao longo da viagem observará a temperatura da água e PH, coletará amostras para analise posterior da saúde hídrica dos rios, além de verifi car assoreamento e o lançamento de detrito orgânico.

Para o biólogo Ricardo Zavarello que participa pela terceira vez da expedição, conciliar o passeio com avaliações que contribuam para sociedade, é o principal objetivo da equipe que se preocupa com a preservação da natureza.

Após proferir discurso sobre a importância da preservação da água, o secretário de Turismo, Miromar Rosa, anunciou a partida da embarcação.

O evento contou com a presença de representantes da ANA, do navegador Benedito Moura, do vereador Euclides Buzetto, integrantes da equipe na travessia, representantes da Ong SOS Bacia do Piracicaba e familiares.

São colaboradores da expedição, a Secretaria Municipal de Turismo de Piracicaba, Agência Nacional de Águas (Ana), West Brasil, Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba, Grupo Bom Jesus, Restaurante Mirante e Supermercado Spironello.

A segunda etapa da viagem está prevista para o próximo ano e seguirá de Foz do Iguaçu, no Paraná até Buenos Aires, na Argentina.