O Centro de Controle de Zoonoses prossegue até a próxima sexta-feira (09) com o trabalho de orientação ao efetivo do Corpo de Bombeiros de Piracicaba, que está acontecendo na sede do Canil Municipal desde a última segunda-feira (05).

A Medida tem como objetivo reforçar a parceria na captura de animais realizada pelas duas entidades. Segundo o veterinário do Canil Paulo Roberto Lara, responsável pelo treinamento, as orientações e a troca de experiências entre os dois grupos deverá facilitar a captura e reduzir os riscos de ataques de animais à população. ”Durante esta semana estaremos transmitindo noções de posse responsável para que eles sejam multiplicadores dessas orientações junto à comunidade”, disse Lara.

Para o estreitamento da parceria, pelo menos 40 bombeiros, divididos em grupos, conhecem esta semana a estrutura do Canil Municipal e o trabalho e procedimentos realizados na captura dos animais.

De acordo com relatório do Centro de Controle de Zoonoses(CCZ), somente no ano passado foram recolhidos 2.103 animais e outros 764 foram acolhidos pelo Canil Municipal.

Aliada a parceria com os bombeiros, o Canil desenvolve diferentes ações direcionadas ao fortalecimento da posse responsável de animais. Com destaque para o projeto Adote um Amigo voltado para ações educativas e preventivas aos animais abandonados da cidade, que promove a realização de feiras de doações de animais em diversos locais da cidade.

Somente no ano passado foram doados pelo Canil Municipal 1.044 animais, sendo 349 deles por meio das Feiras de doação de animais, que acontecem todo mês, sendo o primeiro sábado itinerante, o segundo sábado e a última sexta-feira do mês realizadas na Praça José Bonifácio. Após as feiras, os animais adotados são fiscalizados pela equipe de educação do CCZ para avaliar a eficácia do projeto e o bem-estar do animal.