Esta semana iniciam as aulas na rede municipal de ensino; na quarta-feira (7), para o infantil e na segunda (12), o fundamental.

Para este ano, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação está disponibilizando 2.845 novas vagas, sendo 575 para o infantil, e 2.270 no fundamental. O infantil assiste crianças na faixa etária de quatro meses a cinco anos e do fundamental alunos na faixa etária de seis a 10 anos.

Conforme a secretária de Educação, Giselda Ercolin, o aumento de 2.845 novas vagas nas escolas de ensino infantil e fundamental é resultado de ampliações, adaptações e construções em 20 escolas mantidas pela Prefeitura. As construções foram previstas em 2005, para serem executadas em 2006 e funcionarem em 2007.

Segundo a secretária, além das obras, a administração municipal garante a qualidade do ensino fornecendo o quite completo da educação, que consiste em mobiliário novo, carteiras, cadeiras, materiais e mesas pedagógicas, computadores e também na capacitação dos profissionais que atuam nesta área.

Giselda acredita que as vagas disponibilizadas para o Ensino Fundamental atendam a demanda existente. Já no Ensino Infantil, segundo ela, não deverá atender a demanda, mesmo com a ampliação do programa Bolsa-Creche desenvolvido em parceria com escolas particulares, mas vai diminuir significativamente o número de crianças na fila de espera.

Referente ao atraso na conclusão de algumas obras de escolas, a Secretária explicou que foram criadas alternativas, que garantirão o transporte dos alunos para outras escolas até o término dos trabalhos, previsto para abril.