A Prefeitura e o Siemaco promovem, no próximo dia 10 (sábado), Curso de Capacitação sobre Anemia Falciforme. O objetivo é orientar sobre a necessidade de cobrar os agentes de saúde para pedirem o exame que detecta este tipo de anemia, além de esclarecer o que é a doença e forma de tratamento.

Esta capacitação é voltada para pessoas ligadas à saúde, ao movimento negro, educadores, integrantes do Projeto Umbumbo e demais interessados. Com início às 9 horas, o curso será no Anfiteatro do Centro Cívico (Rua Antonio Correa Barbosa, 2.233).

A Associação Pró-Falcêmicos (Aprofe) será responsável pelo desenvolvimento do Curso de Capacitação sobre Anemia Falciforme. A Aprofe é uma instituição sem fins lucrativos, cuja missão é contribuir para melhoria da qualidade de vida dos portadores de anemia falciforme.

Anemia Falciforme

A anemia falciforme é uma doença originária do continente africano, hereditária e sem cura até o momento. É causada por alteração na forma dos glóbulos vermelhos do sangue, que adquirem forma de foice, o que dificulta a passagem do sangue nos vasos sanguíneos do corpo, causando crises de dores.

O teste do pezinho é um importante exame para saber se a criança é portadora da anemia falciforme. Este teste é regulamentado por Portaria Nacional de Triagem Neonatal (nº 822, de junho de 2001).

Apóiam o evento: Prefeitura de Piracicaba, através das secretarias da Ação Cultural, Saúde, Centro de Comunicação Social e Centro de Documentação e Cultura de Políticas Negra; Siemaco (Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação e Trabalhadores na Limpeza Urbana e Áreas Verdes de Piracicaba e Região) e Aprofe.