Os proprietários de vans que transportam estudantes até o ensino médio, têm até o próximo dia 31 para efetuarem vistorias, sob pena de terem o veículo apreendido. O trabalho é coordenado pela Secretaria de Trânsito e Transportes, através da Central de Trânsito.
Com a finalidade de agilizar os trabalhos, a inspeção acontece em conjunto com a Ciretran – Circunscrição Regional de Trânsito, na Central de Trânsito, localizada à Avenida Cássio Paschoal Padovani, 1.930, das 8h30 às 11h e das 13h00 às 16h30.
De acordo com Fernando Silveira Mello, do Departamento de Vistorias Especiais da Semuttran, as vistorias feitas de acordo com o final da placa ano são obrigatórias. As placas terminadas em 7 e 8 podem ser vistoriadas até o dia 26, sexta-feira e as com final 9 e 0, no período de 26 e 31.
Mello informou que para realizar as vistorias, é obrigatória a apresentação dos seguintes documentos: pagamento atualizado do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), documento original do veículo licenciado em 2006 e comprovante do pagamento de taxa de vistoria, no valor de R$ 47,40, atestado de revisão de freios, além dos documentos pessoais.
Em Piracicaba existem 315 transportadores escolares regularmente cadastrados. Cada um deles precisa fazer duas vistorias por ano, conforme calendário da Semuttran. A fiscalização confere os itens de segurança, conforto e aparência tanto na parte interna do veículo, como sistema de direção, freio, cintos de segurança individuais, tacógrafo, limpadores de pára-brisa, saídas de emergência, extintor de incêndio e outros.
De acordo com Mello, o controle feito pela Semuttran é a principal garantia dos pais. “É a certeza de que o condutor e o veículo estão regulares e cumprem as normas de segurança para a prestação do serviço. Quem vai precisar de transporte escolar para os filhos deve escolher com cuidado os prestadores, entre esses cuidados está consultar se o condutor e o veículo estão regularizados”, alerta.