O consultor e empresário ligado ao comércio exterior, Enzo Fiorelli Vasques, elogiou a inciativa de criação do Apla (Arranjo Produtivo Local da Região de Piracicaba), durante palestra dirigida a empresários locais envolvidos com o projeto, realizada na tarde de hoje (15), no Anfiteatro do Centro Cívico. O objetivo principal foi motivar os empresários locais para que desenvolvam um trabalho de equipe, mostrando o potencial de Piracicaba e região no setor sucroalcooleiro.
Segundo o consultor, iniciativa como a formação do Appla que busca reunir diferentes experiências, é fantástica, por prevalecer à troca de experiências. “Nunca houve em nenhum momento, uma oportunidade tão importante de reunir experiências e colocar em evidência o nome de Piracicaba, cujo potencial está voltado ao setor sucroalcooleiro”.
Enzo Fiorelli destacou a participação dos empresários no empreendimento, principalmente no trabalho em equipe, que pode fazer com que a imagem desse setor no exterior seja vista como marca de excelência e de diferencial no mercado. “O caminho para a conquista do mercado externo não é longo. Piracicaba já tem as ferramentas disponíveis, basta colocá-las em prática. E reunindo experiências diferenciadas, se conseguirá atingir o mercado externo, de forma rápida e agregando sempre qualidade e preços competitivos”.
De acordo com o consultor, é necessário que o Apla prestigie o pequeno e médio empresário, porque as grandes instituições já têm marca de excelência e podem muito bem dar suporte àqueles que buscam oportunidades e não têm condições de exportar, se não fosse por intermédio de uma associação, como o Arranjo Produtivo Local.
Atualmente, 70 empresas são integrantes do Apla, cuja missão é fomentar a interação de seus integrantes, de forma organizada e estruturada, com o objetivo de criar oportunidades para agregação de valor ao longo da cadeia agroindustrial. Também é proposta do Arranjo atender de forma intensiva e abrangente as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade moderna, especialmente na questão dos combustíveis renováveis.
Um dos objetivos principais do Apla é exatamente a disseminação pelo mundo dos produtos, serviços, tecnologias e competências de seus integrantes. Dentro desta proposta, foi criado um Plano de Promoção Comercial de Exportação no âmbito da Apex (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos), órgão ligado ao Ministério da Indústria, Desenvolvimento e Comércio, visando à inserção das empresas do Apla junto à comunidade sucroalcooleira internacional, quer seja através da promoção e participação em missões comerciais ao exterior, quer seja por meio da promoção e participação em eventos no Brasil. Dezesseis empresas já aderiram ao programa e se prontificaram a participar das ações previstas.
Dentre as ações da Apex de fomento à exportação estão financiamento à fundo perdido de atividades para promoção das empresas brasileiras inseridas em seus projetos. No programa de promoção à exportação para as empresas do Apla – aprovado pela Apex – estão previstas atividades de estratégica de marketing, desenvolvimento do Projeto Imagem e Comprador, durante o Simtec (Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia da Agroindústria Sucroalcooleira) – edições de 2007 e 2008; participação na International Society of Sugar Cane Technologists (ISSCT) na África do Sul, neste ano, e realização de missões internacionais a países eleitos como alvo para o desenvolvimento de atividades de prospecção de negócios.
Para o desenvolvimento desses projetos, a Apex disponibilizou R$ 800.000,00. Às empresas participantes caberá somente a contrapartida de custear seus respectivos representantes nas atividades, o que praticamente se resume aos custos de passagem e estadia.