O volume das ocorrências atendidas pela Guarda Civil do Município de Piracicaba (GCMP) sob o responsabilidade do Comandante Silas Romualdo no ano de 2006, representa uma importante prestação de serviço à comunidade piracicaba.
Ao todo foram 16.371 ocorrências, sendo 12.184 de caráter policial e 4.086 de caráter assistencial, que são aquelas de atendimento ao público, bem como auxílio às ambulâncias da Secretaria de Saúde.
Os flagrantes efetuados, como por exemplo, a roubo contra pessoa, estelionato, lesão corporal somou 239 ocorrências. Flagrante é a prisão feita no momento em que alguém está praticando ou acaba de praticar um crime, ou se é perseguido logo após a prática de um crime, ou se é encontrado logo depois com armas, papéis ou objetos relativos ao crime.
A GCMP ainda prestou serviços aos piracicabanos localizando 226 automóveis, com ênfase de 29 veículos no mês de agosto de 2006.
Destaca-se ainda as ocorrências de Atos Infracionais que é a ação praticada por criança ou adolescente, caracterizada na Lei como crime ou contravenção penal. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente e com o Código Penal, os menores de dezoito anos são penalmente inimputáveis, ou seja, não poderão ser condenados. Ao adolescente que praticar ato infracional poderão ser aplicadas as medidas sócio-educativas, advertência, obrigação de reparar o dano, prestação de serviços à comunidade; liberdade assistida, entre outros, ao todo foram 110 atendimentos.
A GCMP, através do seu pelotão escolar, atualmente atende 64 escolas no município, com permanência nos horários de entrada, intervalos e saídas, além do patrulhamento preventivo no período das aulas, dando proteção aos alunos, pais, professores e funcionários. Foram registradas 333 ocorrências policiais e foram ministradas 86 palestras e instruções diversas.
O total de quilômetros percorridos pelas viaturas e motos da GCMP superou os 900 mil rodados entre patrulhamento e atendimento de ocorrências diversas.
Some-se a estes números, 1.536 encaminhamentos realizados pelo plantão da Guarda Civil a outras corporações. Um total de 830 solicitações de policiamento atendidas e 927 solicitações de apresentações de GCs em Fórum e Distritos Policiais.
Afora isso, a GCMP recebeu 393 ofícios de agradecimentos pelos serviços prestados.