Com a proposta de aumentar os pontos de vendas dos cartões de Zona Azul e ampliar a rotatividade de veículos na área central, o secretário Municipal de Trânsito e Transportes, Mario Miotto, reuniu-se na última sexta-feira (24), na sede da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) com entidades que representam os lojistas da cidade, numa campanha de conscientização e adesão por parte dos lojistas, principalmente na área central.
A medida pretende ampliar de 120 para 200 pontos de venda. Atualmente, Piracicaba conta com 1700 vagas de estacionamento regulamentadas pela Zona Azul e, segundo o secretário Mario Miotto, o espaço poderá gerar cerca 200 mil vagas ao mês, se houver a rotatividade. “Porém, a maior dificuldade é encontrar pontos de venda do cartão de zona azul”, diz. Ele também lembrou que a mudança na estética, devido à colagem dos adesivos em frente ao estabelecimento levou muitos comerciantes a desistirem da venda. “Pensando nisso, criamos como opção, um adesivo com formato menor e mais discreto, translúcido”.Outra reclamação fica por conta dos motoristas que ao procurar cartões, não os encontram na quadra onde estacionam.“Logo teremos nas placas de zona azul, as informações sobre as lojas e o número na rua em que é feita a venda”, afirma.
De qualquer forma, o secretário destaca que a melhor maneira de se evitar problemas ainda é fazendo a compra do talão inteiro, o que será ressaltado nos anúncios da campanha que começam em breve. “É necessário que as pessoas utilizem os cartões de zona azul dentro do para- brisas do veículo para que não sejam autuadas.Compensa comprar o talão ao preço de R$10.00, que possue 10 cartões, ao pagar multas”.
Adilson Sartori, da Apapir (Associação das Panificadoras Piracicabanas), ressalta a importância da venda autorizada, não só na área central, mas em outros estabelecimentos.“Só assim para a gente acabar com a figura do flanelinha no Centro. De minha parte, destaco para os donos de padaria a importância de vender os talões porque isso aumenta o fluxo na loja. Creio que conseguiremos alcançar a meta proposta em uma semana”, afirma.
A campanha da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) tem apoio da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas de Piracicaba), SEC (Sindicato dos Empregados do Comércio), Sincomércio (Sindicato do Comercio Varejista de Piracicaba) e Apapir (Associação dos Panificadores de Piracicaba).
Comerciantes interessados na adesão dos talões de Zona Azul, poderão procurar a Semuttran, pelo telefone 3417-1600. onde os próprios funcionários levarão até o lojista o formulário, além dos talões.Os autorizados pagam R$ 9 por talão que podem comercializar a R$ 10.