Uma platéia formada por arquitetos, engenheiros e curisosos, de Piracicaba, Jundiaí, Limeira, Americana, Rio Claro e Santa Bárbara D’Oeste assistiu na noite de ontem conferência com o arquiteto e urbanista Joaquim Guedes.
Guedes abordou em seu relato dois de seus projetos: sua residência no Morumbi e o projeto desenhado para participar do concurso para construir a nova sede do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em Brasília. Guedes falou sobre como se dá seu processo criativo e quais elementos devem ser observados na concepção de um projeto arquitetônico e afirmou: “Arquitetura e Planejamento não dependem de genialidade, dependem de trabalho e conhecimento”.
Joaquim Guedes é, segundo a Revista Projeto Design, um arquiteto intransigente e corajoso na defesa de uma arquitetura que represente a cultura brasileira, e do ensino da profissão voltado para a realidade brasileira. Com 52 anos de formação acadêmica, Guedes se dedicou tanto à academia quanto à elaboração de projetos, sendo autor de mais de 500 projetos de arquiteturas e urbanismo, entre eles, a elaboração de diversos planos diretores pelo país afora, participação no concurso do Plano Piloto de Brasília, a construção da cidade Caraíba, na Bahia e a Cohab de Campinas.
Doutor em Planejamento Urbano, pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (Universidade de São Paulo), foi professor na mesma escola, escreveu diversas publicações e recebeu vários prêmios, como a Comenda Máxima, o colar de ouro do Instituto de Arquitetos do Brasil, 2003 e o Grande Prêmio de Urbanismo-Projeto, 2002, também do IAB.
A palestra integra o Ciclo de Conferências Relatos de uma vivência, promovido em parceira entre Instituto de Arquitetos do Brasil/SP – Núcleo Piracicaba e Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba e que pretende trazer a Piracicaba alguns dos mais representativos nomes da arquitetura brasileira, que por conta de sua experiência de vida têm muito a acrescentar a jovens arquitetos e ao grande público.
A próxima palestra do Ciclo de Conferências é com o arquiteto Pedro Paulo de Melo Saraiva, no dia 14 de dezembro.