De acordo com a administradora do Estação Idoso, órgão ligado à Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social (Semdes), Silvia Mariana de Oliveira Hello, a iniciativa busca valorizar as capacidades de criação, habilidade artesanal e os talentos desta população.
Na oficina Decapagem, que vem sendo realizada há 15 dias e aborda o tema Natal, os participantes aprendem as seguintes técnicas: craquelamento, textura em tela com massa corrida ou gesso e decopagem no metal.Para a primeira aula, o participante deverá levar um prato, pires ou vidro.A pessoa ficará com o trabalho que confeccionar.
Maria Estela Fernandes Barros, 67 anos, que participa da oficina avaliou a iniciativa da Prefeitura com a realização desta oficina para os idosos como excelente. Segundo ela, além de aprenderem novas técnicas de trabalhos artesanais, também conhecem outras pessoas e passam a ter no local um ponto de encontro e integração.
A administradora do local destacou também que este tipo de oficina permite o reaproveitamento de materiais recicláveis como vidro, papéis, latas e garrafas. Ao participarem da oficina, os idosos poderão confeccionar lembranças e presentes de natal para amigos e familiares. Em alguns casos, segundo ela, poderá servir até mesmo como alternativa de renda.