A Prefeitura de Piracicaba, através da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente, transferiu na tarde da última quarta-feira (23), o leão de nome Léo, para o seu novo recinto, no Zoológico. A operação que contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, levou cerca de 1 hora e foi realizada com sucesso.

Abrigado antes em local não muito propício, no próprio zoológico, em uma jaula pequena, se mudou para um espaço totalmente adaptado e de acordo com normas do Ibama- Inbstituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos RecursosNaturais Renováveis.

O secretário da Sedema, Rogério Vidal, ficou emocionado com a transferência e ressaltou que esta será a postura a ser seguida, onde os animais estarão em locais adequados, propiciando melhoria na qualidade de vida.

O “Léo” que pesa cerca de 230 quilos, é o primeiro animal de grande porte a ocupar o novo recinto. “Estamos concluindo as obras do zoológico e em breve, traremos os outros animais, para entregar o novo espaço ainda em dezembro, para a população de Piracicaba”.

Segundo o secretário, praticamente 98% das obras civis do zoológico estão concluídas, faltando pequenos detalhes. Ele ressalta que o próximo passo é demolir a antiga jaula do leão, pavimentar todo o piso e completar o paisagismo.

Vidal destaca que o novo zoológico será mais um espaço de educação ambiental, lazer e de conhecimento. ‘Aqui será um local para as crianças e adultos conhecerem melhor os animais e ajudarem no trabalho de preservação das espécies. A idéia é que as visitas sejam sempre monitoradas, com trabalho educativo. O lazer será importante, mas a ênfase principal será dada para a questão de educação ambiental’.

Em relação aos horários de visitas ao zoológico, o secretário informou que será das 9 às 16h30, com período máximo de permanência das pessoas no local, para não stressar os animais.

O novo zoológico abrigará cerca de 230 animais de 70 espécies divididos em três setores: aves, mamíferos e répteis. Serão construídos 17 recintos, alguns interligados, com habitats reproduzindo os locais de origem dos animais. A Prefeitura pretende trazer jacaré do papo amarelo, lobo-guará, onça pintada, ema, aves, entre outros.