A Prefeitura de Piracicaba, através da Secretaria da Indústria e Comércio e o Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba (Ipplap), em parceria com a Universidade Metodista de Piracicaba, está desenvolvendo estudos, para indicar a situação real da mão-de-obra na cidade e o nível de empregabilidade. O estudo iniciado em fevereiro deste ano, traz dados preliminares e será aperfeiçoado com participações de outras entidades e segmentos econômicos do município.
A apresentação feita pelo professor do Departamento de Economia da Unimep, Francisco Crócomo, o secretário da Indústria e Comércio, Luciano de Almeida e Alex Donizete Perez, do Ipplap, aconteceu na noite da última terça-feira, no Anfiteatro do Centro Cívico e foi acompanhada por empresários, sindicalistas, secretários municipais e economistas.
Segundo Francisco Crócomo, o trabalho coordenado pelo curso de Economia da Unimep, através do Banco de Dados Econômicos, procurará identificar a situação do emprego na cidade, tanto o informal como o formal e até aqueles que não se encaixam em nenhuma das situações, para apontar uma estimativa mais científica dos números, para a tomada de decisões.
O professor afirmou que em Piracicaba, há forte demanda para o emprego qualificado direcionado para o setor de atividade econômica metal-mecânica, principalmente pela expansão do álcool e a perspectiva do biodiesel. “Mas claramente existe uma parcela da população que não tem essa qualificação e perfil, sem condições de ser empregado no momento e outra trabalhando na área informal e cabe ao setor público identificar isso”. Acrescenta que “o planejamento das ações é ítem essencial para melhorar as condições de vida das pessoas”.
De acordo com Alex Perez, o Ipplap participou desta pesquisa, através do levantamento das informações utilizadas no diagnóstico do perfil da mão-de-obra disponível no município. Ele observou que a coleta desses dados era anseio da administração, para saber o número real da informalidade no município.
O secretário Luciano Almeida ressalta que o estudo é uma linha de conduta a ser seguida. “Não dá para ter ações sem planejamento. Quando você começa a tomar atitudes sem informações corretas, corre o risco de errar. A partir desse diagnóstico saberemos a realidade do município para discutirmos as ações, buscando a melhoraria da qualidade de vida do trabalhador ou inserir o desempregado no mercado de trabalho”.
Veja algumas ações que a Administração está implementando
para melhorar as condições de empregabilidade no município
-Instalação da C.J. do Brasil e da Biomim do Brasil Nutrição Animal, proporcionando aproximadamente 1500 empregos indiretos e 320 empregos diretos
-Desenvolvimento de ações para que Piracicaba seja a sede do 6º Parque Tecnológico do Estado de São Paulo
-Projeto com parceria do SEBRAE, SESI, Paula Souza e SENAI para qualificação de costureiras, para prestação de serviços as confecções locais
-Elaboração do Projeto de Promoção Comercial do Arranjo Produtivo Local do Álcool da Região do Piracicaba visando o aporte de recursos da APEX/BRASIL para a realização de missões internacionais e participação das empresas em eventos no exterior
-Política de incentivos para que as empresas locais possam se expandir e as novas empresas se instalarem no município
-Secretária Municipal do Trabalho- Com base nas experiências obtidas das cidades de Sorocaba e São Paulo, foi criada a estrutura organizacional da nova Secretaria dividida em duas Divisões:
-Apoio ao Trabalhador, Orientação e Desenvolvimento de Postos de Serviços, Qualificação Profissional e Geração de Renda, possibilitando, através da capacitação de mãos-de-obra, a re-inserção dos trabalhadores no mercado de trabalho, seja através do trabalho remunerado ou da geração de renda própria.
Em relação aos ambulantes, a Prefeitura pretende:
-Recadastrar todos os Ambulantes da Cidade
-Diagnosticar a situação sócio-econômica
-Capacitação com parcerias das Entidades, SEBRAE, Universidades, SENAI, entre outros.
-Inserção destes trabalhadores no mercado formal de trabalho.
Foi elaborado um Projeto de Lei que regulariza o Comércio Ambulante e Traillers na cidade, a qual está em tramitação na Câmara de Vereadores.