Membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Prefeitura visitaram no último dia 13 a Caterpillar. Segundo a secretária titular da Cipa, Áurea Ferreira Pinto Franco, 70 pessoas participaram de palestra. Na mesma foram expostas todas as técnicas de segurança da empresa e, em seguida, sua filosofia em relação à segurança no trabalho. Ao final houve debate. Logo depois, o grupo fez uma visita interna seguida de almoço e demonstrações de uso de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual e EPEs – Equipamentos de Proteção Coletiva, formas de sinalização entre outras.
Esta visita se dá devido a formação de novos integrantes da CIPA, que participam de curso através do Senac. “Conhecer as instalações de uma empresa modelo é essencial para somar na formação destes novos profissionais”, afirma Áurea.
CIPA
É uma comissão que tem como objetivo observar e relatar condições de risco no ambiente de trabalho, solicitando medidas para reduzir e/ou eliminar os riscos existentes.
Num total de 72 membros, sendo 36 titulares e 36 suplentes, metade da seleção formada por representantes indicados pela administração e a outra metade por representantes eleitos pelos funcionários. Estes integrantes realizam uma vez por mês (a segunda quarta-feira do mês, das 14 às 16h) reuniões ordinárias para checar as programações, leitura e análise dos acidentes ocorridos, discussões de formas de prevenções, ata das reuniões, além de inspeções e solicitações de melhorias.
A CIPA atua na Prefeitura de Piracicaba há aproximadamente 23 anos e foi instituída pela NR5 – Norma Regulamentadora. “Todos devem ter a consciência de que o ambiente de trabalho deve ser saudável. Para isso é necessária ação coletiva”, diz o presidente eleito, Valdemar Benedito de Castro.
No próximo dia 12 de dezembro, às 9h, no anfiteatro do Centro Cívico, acontece a solenidade de posse da nova comissão.