A exposição “O Negro na Fotografia Brasileira do Séc XIX”, ficará no hall da Biblioteca Pública “Ricardo Ferraz”, de hoje (16) até 30 de novembro, no horário das 8h às 18h. São 50 reproduções fotográficas cedidas pela Prefeitura do Município de Votorantin/SP, que retrata a vida do negro brasileiro entre 1860 até 1915. O período representa o final da Monarquia e o início da República no Brasil e mostra a realidade enfrentada pelo negro durante sua adaptação,onde a mão-de-obra se dava através de trabalhos de sobrevivência como engraxate, ambulantes e outros que marcam o início do trabalho informal no Brasil.

“A luta para criar uma sociedade unida e concentrada nas matrizes que formam o povo brasileiro”,esse é o objetivo do Programa Difusão Cultural Afro-Brasileira, na orientação durante a semana destinada as comemorações do 20 de novembro – Dia da Consciência Negra – informou o coordenador Antônio Filogênio de Paula Júnior, durante a abertura da exposição Brasil – África, na Biblioteca Municipal.

A exposição pretende mostrar a visualização dos negros e o ambiente que viveram, de forma a apresentar o cotidiano de escravos no Brasil imperial em tentativa de montar um panorama de época, cuja leitura, a despeito da pouca documentação e da dispersão do material fotográfico disponível contribua para a interpretação de como os negros viveram nos cerca de cinquenta anos posteriores à chegada da fotografia no Brasil.

Paralela a exposição Brasil-África, a Secretaria Municipal da Ação Cultural une-se a outras entidades para a realização de uma grande festa em comemoração ao Dia da Consciência Negra.As festividades iniciarão as 8h30, do dia 20, em frente ao Mercado Municipal com carreata até a Câmara Municipal – Rua Alferes José Caetano, 834, para celebração de um ato ecumênico. Após, os participantes seguirão até o Engenho Central, onde as atividades serão iniciadas as 11h, com palestra sobre o tema “Anemia Falciforme”.

De acordo com o administrador do Engenho Central, Marcos Roberto da Cruz (Marcão) este é o primeiro ano de comemorações que as entidades unem forças na organização para comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra, em alusão ao aniversário de morte do líder negro Zumbi dos Palmares. “Este ano, as comemorações ganham força.Antigamente as entidades não se reuniam. Este ano, as comemorações terão sabor especial, pois, todas as entidades estarão unidas”.

As festividades desenvolvidas em comemorações ao Dia Nacional da Consciência Negra, em alusão ao aniversário de morte do líder negro Zumbi dos Palmares é estendida a toda população. O Engenho Central fica na av. Maurice Allain nº 454.